Das agressões ao "perdão" final. As razões que levam Liliana Aguiar a proteger o marido na Justiça e dar pistas sobre reconciliação em Marrocos
Tem sido o verdadeiro "coaching" de uma relação que parecia tóxica. Depois de meses de polémicas, trocas de acusações, entre as quais a de violência doméstica, Liliana Aguiar e o marido podem estar a um ponto de esquecer tudo. Há fotografias que mostram que os dois podem estar juntos. Para trás ficam as queixas de violência doméstica cujo testemunho nunca foi escutado.
Passaram-se seis meses desde que Liliana Aguiar confirmou que estava separada do pai do filho mais novo, Francisco Nunes, numa relação que terminou como uma bomba-relógio e que esteve envolta em várias polémicas, a principal das quais a queixa de violência doméstica que a relações públicas apresentou na Justiça.
Ao longo destes meses, a troca de acusações foi sendo constante e mútua e, a páginas tantas, Liliana disse ter mesmo em sua posse um vídeo das alegadas agressões de que diz ter sido alvo. "São gravações que sabe que eu possuo, onde lhe imploro, em que choro para parar de me bater, continuando ele a fazê-lo", escreveu Liliana Aguiar, num comunicado em que reagiu a outra série de acusações do marido. Um vídeo, aliás, que mostrava um cena violenta em torno de um telemóvel, chegou a circular na net. Sobre o mesmo, porém, nunca se ouviu um comentário e muito menos como foi tornado público.
Foram meses de troca de galhardetes em praça pública, em que a violência, assim como o dinheiro estiveram sempre na ordem do dia. "Quando [o Francisco] acusa de que as 'emoções variam consoante o valor da conta bancária' está certamente a referir-se ao facto de ter pago despesas com os meus cartões de crédito pessoais - muitas sem o meu conhecimento prévio - que recusa pagar, que são debitadas na minha conta bancária, e de ter deixado efetuar o pagamento das prestações bancárias relativas à compra da casa de morada de família", afirmou.
Liliana foi ainda mais longe ao acusar Francisco de abandono do único filho que têm em comum, depois de o coach ter dito que fazia de tudo para proteger a criança. "Quando se refere ao facto de eu tudo fazer para o afastar da vida do filho, omite despudoradamente ter saído de casa, à noite, com o bebé a dormir, tendo eu de chamar a PSP para arrobar a porta, situação que deu origem a processo-crime por exposição ou abandono; de nunca sequer telefonar ao filho; e de lhe ter proposto um regime de guarda conjunta, propondo-lhe estar com o filho sempre que pretender, desde que o faça na presença da ama que sempre o acompanhou, ou de outro familiar, o que recusa".
Esta foi a primeira parte, que se contou ao longo de vários meses e que originou a queixa na Justiça. Depois disso, as trocas de acusações foram escaceando e houve alguns sinais de paz. "Somos seres errantes! Decidimos juntos que iríamos parar por aqui. Não temos o direito de magoar os nossos filhos e fazer-vos viver algo que deveria ser só nosso. Passou dos limites e por isso pedimos desculpa por tudo o que aconteceu publicamente. Só nos resta pedir-vos a vossa compreensão e respeito nesta fase das nossas vidas e sobretudo que respeitem a nossa decisão, deixando-nos um pouco à margem das vossas publicações. Só nos resta melhorarmos enquanto seres humanos para sermos exemplos para nós próprios e para os nossos filhos", escreveu Liliana Aguiar, o que deu origem a rumores de reconciliação.
PROTEGE O MARIDO NA JUSTIÇA
Mas se Liliana e Francisco nunca comentaram a possível reconciliação, outros fatores levaram a que se acreditasse que os dois teriam feito as pazes, a principal relacionada com a queixa apresentada por violência doméstica.
De acordo com a revista TV GUIA, e uma vez que é impossível retirar uma queixa deste género, a estratégia adotada por Liliana foi proteger Francisco Nunes na Justiça e, quando foi chamada a prestar declarações na sede da polícia, afirmou que nada tinha a dizer sobre o assunto. Desta forma, a relações públicas usa o seu silêncio para não incriminar Francisco Nunes e fazer com que o caso acabe eventualmente arquivado por falta de provas - e de testemunho, que nunca existiu.
No novo cenário de proximidade, em vez das acusações os dois passaram a elogiar-se publicamente e a garantir que o único propósito era o de manterem a família unida. "Somos pais de várias crianças e um é só nosso. Isso basta para que paremos com toda esta confusão. Foram feitas acusações mútuas que melindram a nossa credibilidade pois em momentos de raiva, de ira e de guerra dizem-se coisas exageradas e por vezes sem nexo. Jamais se pensou nas consequências futuras!", escreveu o mental coach.
"Agora que o inferno acabou e só nos resta viver em amor e em paz, agradeço que parem com pré-julgamentos de alguma espécie em relação aos dois, pois o término decidido por nós basta para que o único capaz de julgar espiritualmente tudo o que aconteceu o fará para bem de todos, Deus", disse. VIAGEM A DOIS A MARROCOS? E se nos últimos tempos a proximidade tem sido grande as fotografias que ambos publicaram nos últimos dias em viagem sugerem que possam ter estado a desfrutar de umas férias em família em Marrocos. A primeira a mostrar-se naquele país para celebrar o aniversário do filho mais velho foi Liliana Aguiar. Horas depois, era Francisco Nunes que partilhava estar em modo viagem, em cenários idênticos que sugeriam que estivessem no mesmo local.
VIAGEM A DOIS A MARROCOS?
E se nos últimos tempos a proximidade tem sido grande as fotografias que ambos publicaram nos últimos dias em viagem sugerem que possam ter estado a desfrutar de umas férias em família em Marrocos.
O ex-casal nunca se mostrou junto, mas as imagens publicadas na mesma altura sugerem que possam ter dado uma nova oportunidade à relação. Para trás ficam vários meses de uma guerra aberta e uma queixa que, apesar de tudo, prossegue o seu curso normal na Justiça.