_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

Impacto familiar. Ao lado dos quatro filhos, João Cotrim de Figueiredo enaltece resiliência dos seus mais próximos: "Levaram com estilhaços desta campanha"

Político assume que os filhos foram quem mais sofreu com as polémicas da última semana, abraçando-os um a um no derradeiro momento do ato eleitoral. Ligado à família, admite que a campanha o tornou num pai mais ausente, naquele que certamente lhe lembrará um dos anos mais agitados da sua vida, quando assumiu a direção da TVI com grande sacrifício para a sua vida pessoal, com o casamento a não resistir.
Por Rute Lourenço | 19 de janeiro de 2026 às 18:53
João Cotrim de Figueiredo com a família após campanha política Foto: Flash

A última semana antes das eleições foi difícil de gerir para João Cotrim de Figueiredo que, em apenas dois dias, se debateu com tudo aquilo que tinha conseguido evitar na maior parte da campanha: polémicas atrás de polémicas. Começou quando disse que não excluía apoiar nenhum candidato se não passasse à segunda volta – o que incluía André Ventura – e continuou com a acusação de assédio por parte de uma ex-assessora da Iniciativa Liberal, Inês Bichão.

pub

De um momento para o outro, Cotrim, que se mostrara até então, charmoso e politicamente correto, sempre pronto para mais um vídeo nas redes sociais, como que perdia a cabeça, respondendo mal aos jornalistas e mostrando um outro lado, que levava muitos a questionar até que ponto estaria preparado para os verdadeiros desafios da Presidência da República, sobretudo quanto tivesse de agir sob pressão.

João Cotrim de Figueiredo reconhece impacto familiar na campanha política Foto: Flash

Não se sabe que impacto tudo isto teve no resultado eleitoral de domingo, mas a verdade é que foi sob uma verdadeira ovação, e num misto de emoção e tristeza, que o político, de 64 anos de idade, subiu ao púlpito para um discurso em que, a par de assumir a derrota, quis, acima de tudo agradecer. E entre os seus colaboradores, Cotrim deixaria uma mensagem especial aos quatro filhos, que fez questão de saudar um a um antes de discursar, afirmando que, tantas vezes estes foram os que mais sofreram na campanha, lembrando o momento particularmente duro da reta final.

pub
Cotrim de Figueiredo votou com a neta Flash
João Cotrim de Figueiredo com os filhos após campanha eleitoral Flash

"Acabaram atingidos por estilhaços desta campanha, o que não foi nada fácil, foi até muito difícil", lembrou, acrescentando que os filhos tiveram ainda de se debater com a sua ausência, algo pouco comum na vida do líder da Iniciativa Liberal, que sempre fez questão de ser presente, apesar das mudanças na sua vida, sendo que a principal aconteceu no momento em que se divorciou da mulher, o que aconteceu precisamente quando assumiu a liderança da TVI, no passado.

pub
João Cotrim de Figueiredo enaltece apoio familiar e resiliência dos filhos Flash
João Cotrim de Figueiredo destaca resiliência dos filhos após campanha Flash

AMOR, FAMÍLIA E OS MOTIVOS DO DIVÓRCIO

Depois de seis anos de um namoro que ficou marcado pela distância – ele a tirar Economia em Londres, ela a estudar sobre os mistérios da mente em Viena, na Áustria – Cotrim de Figueiredo e a psicóloga luso-austríaca Patrícia Scheimpflug Poppe casaram-se em Setúbal no ano de 1987, tendo tido quatro filhos.  

pub

Mas se tudo parecia ir bem no casamento, houve um acontecimento que acabaria por ter um impacto brutal no relacionamento: o ano em que Cotrim assumia a direção da TVI, entre 2010 e 2011, altura em que a separação efetiva de Patrícia aconteceu

Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
Flash
João Cotrim Figueiredo fala sobre o divórcio e o impacto da TVI no casamento Flash

Recordando esse momento, o político assume a sua parte de "culpa", especialmente pela roda viva que a sua vida se tornou. "Se calhar, meti-me numa vida pública de tal maneira que torna impossível a construção e sobretudo o cultivo de uma relação como deve ser", explicou em conversa com Júlia Pinheiro durante a campanha.

pub

Não se sabe ao certo, porque Cotrim nunca o esclareceu completamente, se neste momento tem algum tipo de relacionamento mais sério, mas uma coisa é certa, desde cedo que se tornou claro que, se fosse eleito, seguiria sozinho para Belém, o que constituía, à partida, fonte de tristeza para o candidato. "É uma coisa que me entristece bastante, por acaso. Porque tenho a noção que, se calhar, dos vários custos que pagas para estar na vida política, esse talvez seja aquele de que eu me vou arrepender mais".

João Cotrim de Figueiredo, candidato à Presidência da República, recorda passagem pela TVI Flash
João Cotrim de Figueiredo Flash
Cotrim de Figueiredo: percurso na TVI, relação com Cristina Ferreira e candidatura à Presidência Flash
João Cotrim de Figueiredo com a cadela Bala Foto: instagram @jcf_liberal
João Cotrim Figueiredo Flash
pub

Na sua autobiografia, o candidato presidencial assume que se divorciou em 2010, mas na prática, e depois de a The Mag ter consultado os registos oficiais, em 2010 Cotrim apenas se tinha separado de facto da mulher Patrícia Poppe e deixado o lar. O divórcio só foi oficialmente declarado no assento de nascimento do candidato a Presidente a 24 de outubro de 2012.

Sobre a culpa do divórcio, Cotrim de Figueiredo também não se escondeu nas páginas da sua autobiografia. Sucinto, em apenas um parágrafo, remata o tema e assume tudo. "O nosso divórcio em 2010 (...) ainda hoje o considero um dos grandes fracassos da minha vida. Sem negar que nas separações há sempre culpa dos dois lados, não me custa reconhecer que, neste caso, a principal responsabilidade foi minha. E mais não direi", remata.  

pub

Nesta fase de maior dor, João Cotrim dedicou-se mais do que nunca ao trabalho na TVI, onde faria grandes amizades, muitas delas seriam pontos chave durante a sua campanha, como foi o caso de Nuno Eiró ou Iva Domingues – que o defendeu, inclusivamente, no caso de assédio.

Já Cristina Ferreira, com quem estabeleceu uma excelente relação de amizade, acabaria por se manter à margem da campanha, cultivando uma certa independência em relação ao antigo patrão, que ficou em terceiro nestas eleições, mas para muitos não saiu derrotado, tendo-se afirmado como uma das grandes surpresas das presidenciais.

pub

Saber mais sobre

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub