Kate Middleton perde a paciência com Harry e avisa: agora, terá de ser ele a dar um passo em frente
Depois de anos a tentar ser uma mediadora neutra na guerra entre os irmãos, Kate Middleton está cansada do avança/recua do cunhado. Se, por um lado, sabe que acabar com as divergências seria o melhor para todos, o drama recente do cancro fez com que colocasse tudo em perspetiva e mudasse também de postura em relação a Harry.Kate Middleton sempre foi vista como um elo estável na família real britânica, em que o mundo pode estar a ruir, mas ela continua a ser sempre um fator de estabilidade. Ora, e isso já ficou patente em muitos dos momentos mais delicados por que 'a firma' passou, até no seu período mais crítico, quando lutou contra um cancro, a princesa de Gales soube lidar com o burburinho público com sensibilidade e elegância, mostrando a sua vulnerabilidade de uma forma discreta, o que ainda a aproximou mais dos britânicos.
A mulher de William tem sido também, ao longo dos anos, o elemento da família que mais tem tentado colocar água na fervura na guerra entre Harry e o marido, lutando sempre para que os dois chegassem a um ponto de entendimento. Muitas vezes, a princesa foi a única ligação entre o cunhado e Inglaterra, tentando-se manter neutra numa guerra que respingava em todas as direções, inclusivamente para a própria Kate.
No entanto, de acordo com a imprensa britânica, a paciência da princesa parece estar a esgotar-se, até porque Harry não se decide em dar um passo em frente.
“Se Kate aprendeu alguma coisa com a sua terrível experiência com o cancro foi que a vida é demasiado curta para estar obcecada por Harry”, escreveu Kate Mansey, editora do 'The Times'. Uma fonte próxima dos monarcas corroborou esta teoria em conversa com a revista Heat: “A paciência de Kate está a esgotar-se. Ela passou anos a tentar manter a porta aberta para Harry, defendendo-o sempre que podia e mantendo um contacto discreto porque realmente esperava que isso ajudasse a curar as feridas entre os irmãos. Ela está a ter cada vez mais dificuldade em justificar a sua lealdade a Harry quando ele é teimoso e se recusa a fazer a única coisa que poderia mudar tudo. Chega um ponto em que se espera algo em troca, e ela não vê isso vindo de Harry. Se as coisas coisas vão avançar, o Harry precisa de dar o primeiro passo.”
No ponto em que as coisas chegaram, fontes ligadas ao Palácio acreditam que a única hipótese de ser dado um passo em frente é através de um pedido de desculpas de Harry, até porque William se mostra bastante magoado e também receoso de que o irmão o possa atraiçoar novamente. "Ele ainda não ligou a pedir desculpas a William e Kate acredita que, a menos que isso aconteça, não haverá tréguas. Durante muito tempo, teve a tentar fazer de intermediária, mas Harry, de alguma forma, brincava com ela. Agora, sente que a sua boa vontade foi desrespeitada e que foi forçada a recuar", explica esta fonte.
Apesar das reticências Kate acredita que há uma forte esperança que Harry tome consciência e dê esse passo em frente, até porque sente que no cunhado há um enorme desejo de restabelecer laços e estar mais próxima do Reino Unido e da família. "Harry está com saudades de casa, isso é notório, mas o orgulho dele tem-no impedido de dar este passo em frente, o que pode provocar uma guerra eterna. Kate só quer ajudar a quebrar este ciclo que não é benéfico para ninguém."