Letizia teme mudança da filha mais nova para Lisboa e tira dias para estar ao lado de Sofia
Infanta é esperada na capital a todo o momento para o início do ano letivo no primeiro ano da sua formação universitária. Deverá residir no Chiado, no entanto, a mudança está a gerar grande apreensão, por questões de segurança.Setembro começou com uma dupla mudança na vida dos mais novos elementos da família real espanhola e, mãe galinha, Letizia não esconde que acompanhar as filhas e prepará-las para os novos voos é a sua grande prioridade. Depois de ter retomado a agenda de trabalhos mais cedo para visitar algumas das zonas mais afetadas pelos incêndios, em Espanha, a rainha tirou os últimos dias para estar mais presente para Sofia e Leonor.
Com a herdeira ao trono espanhol, acompanhou com especial entusiasmo o arranque do novo ano de formação de Leonor que, depois de ter passado os últimos meses no mar, segue agora para a Força Aérea, seguindo o mesmo percurso do pai Felipe VI, e que enche toda a família de orgulho. Desafios inerentes ao papel que Leonor desempenha na coroa, que um dia herdará, e que fazem com que siga uma educação mais convencional, de que acordo àquilo que é exigido a um sucessor.
Já para Sofia, tudo é necessariamente diferente, sendo que a filha mais nova dos reis de Espanha teve a possibilidade de escolher qual o destino que melhor lhe caberia e, de entre um mundo de possibilidades, a infanta, de 18 anos, escolheu precisamente Lisboa para iniciar a sua formação universitária, o que quer dizer que depois do internato no País de Gales, Sofia se prepara para uma maior abertura ao mundo, tendo decidido estudar Ciência Política e Relações Internacionais no exclusivo internacional Forward College.
Além de Lisboa, a infanta irá passar por Paris e Berlim, no entanto, é a mudança para Portugal que está a gerar mais apreensão, uma vez que é o primeiro embate da filha de Felipe e Letizia com uma vida longe do peso institucional e na qual estará exposta, necessariamente, a mais perigos. Ouvida pela 'Lecturas', uma especialista em protocolo alerta para os riscos à espreita durante a vida de Sofia em Lisboa, e que já estarão a gerar alguma apreensão na mãe Letizia que, por isso, está a fazer questão de acompanhar toda esta mudança ao detalhe. "Ao contrário do que acontecia no País de Gales, em que ela estava num regime de internato, agora terá muito mais liberdade e consequentemente, uma maior exposição pública", alerta María José Gómez Verdú, acrescentando que a Casa Real espanhola terá como missão conseguir um equilíbrio entre esse lado mais exposto e a preservação da vida mais privada da infanta, bem como a normalidade da sua formação universitária.
"A mudança abre portas para uma experiência muito mais próxima da de qualquer universitário, com deslocações diárias pela cidade e participação em atividades que fogem do quadro fechado ao qual estamos habituados", concluiu a especialista, acrescentando que há questões de segurança que terão de ser ponderadas.
NOVA VIDA NO CHIADO
Segundo já se comenta, Sofia ficará instalada no Chiado, uma das zonas mais centrais de Lisboa, pautada pelo comércio e turismo. O campus da Forward College em Lisboa está localizado na Rua das Flores, num edifício azul-celeste de quatro andares. Trata-se de uma zona central e animada da cidade, a menos de 200 metros da turística Praça de Luís de Camões, a poucos passos da estação de metro Baixa-Chiado e também a uma curta distância do Bairro Alto, um dos locais mais visitados na noite lisboeta.
Este é considerado um dos bairros mais elegantes de Lisboa, em que a maioria dos edifícios remonta ao final do século XVIII, apesar de muitos terem sido restaurados e remodelados na década de 1990 pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, depois do devastador incêndio em 1988.
É também o bairro dos teatros clássicos, livrarias, restaurantes com estrelas Michelin e lojas de marcas de moda internacionais. A Rua Garrett é a sua artéria principal, com o centro comercial Armazéns do Chiado numa ponta e o icónico café, A Brasileira, na outra.
Ainda não é certo quando Sofia chegará a Lisboa para iniciar a mudança, no entanto, a imprensa espanhola adianta que isso poderá acontecer ao longo dos próximos dias, até para que a Infanta tenha tempo para começar a adaptar-se à nova vida antes do início do ano letivo.