
Há uns anos, conhecíamos as marcas e conhecíamos os rostos de quem as liderava. Sabíamos quem eram os criadores mais importantes da indústria que faz movimentar muitos milhões de euros e que faz sonhar quem gosta de moda. Com o desaparecimento dos nomes grandes das maiores 'maisons', a questão agora é saber se ainda sabemos identificar os diretores criativos de todas essas marcas de luxo. Sabe quem está à frente da Yves Saint Laurent após a morte do criador que deu o nome à marca? E da Chanel? Da Dior e da Balmain? Certamente, muitos responderão que desconhecem quem são os diretores criativos que continuam a zelar pelo imenso legado, mas que têm renovado essas marcas sem, no entanto, descurar o seu ADN. Vamos, então, dizer-llhe "Quem é Quem" nesta indústria.
BALMAINA marca de alta-costura, prêt-à-porter, joalharia e perfume foi fundada em 1946 pelo designer francês Pierre Balmain. Hoje, a conhecida Maison tem à sua frente Olivier Rousteing, que era assistente de Christophe Decarnin, um criador essencial para a 'Balmania' que surgiu nas últimas duas décadas. Mas pode dizer-se que neste caso o aprendiz superou o mestre. O atual diretor criativo trouxe modernidade e deu uma "frescura" que voltou a colocar a Balmain novamente entre as marcas mais desejadas da atualidade. Desde que assumiu o comando, o jovem criador conseguiu com que a marca passasse a faturar seis vezes mais. Fãs da marca:
BALENCIAGAO seu fundador foi Cristóbal Balenciaga Eizaguirre, um estilista espanhol, que conseguiu criar a marca de luxo em 1937. Já então dizia Balenciaga que "um costureiro deve ser um arquiteto no design, um escultor na forma, um pintor na cor, um músico na harmonia e um filósofo na medida". ADN que foi respeitado por dois nomes grandes da moda que passaram pela 'maison': Depois de Nicolas Ghesquière e Alexander Wang. Em 2015, Demna Gvasalia, assumiu o importante lugar de diretor criativo. Depois de passar pela Maison Martin Margiela e pela Louis Vuitton, o criador nascido na Geórgia tem conseguido dar um novo impulso à marca.Fãs da marca: Beyoncé, Kim Kardashian, Dua Lipa, Julia Fox, Alexa Demie, Justin Bieber
LOUIS VUITTON Mais uma marca que tem o nome do seu criador. Foi fundada em1854 e tornou-se logo um sucesso pela inovação: malas revestidas de tecido impermeável(substituíndo assim o couro) reforçadas com ponteiras de metal nos cantos, tornando-as mais resistentes. Hoje, a conhecida Maison francesa já é muito mais do que o comércio de marcas de luxo. Tem tambémprêt-à-porter e o seu diretor criativo é o francês Nicolas Ghesquière. Em 2014, recebeu o prémio de 'Inovador de Moda do Ano' pelo 'The Wall Street Journal' e foi ainda nomeado Designer Internacional do Ano no British Fashion Awards. Fãs da marca: Aqui é difícil avançar com nomes de personalidades, pois quem tem dinheiro tem garantidamente pelo menos uma peça da Louis Vuitton. É uma das marcas mais sujeita à contrafação.
Fãs da marca: Aqui é difícil avançar com nomes de personalidades, pois quem tem dinheiro tem garantidamente pelo menos uma peça da Louis Vuitton. É uma das marcas mais sujeita à contrafação.
CHANEL Depois da morte de Karl Lagerfeld, que foi o sucessor de Coco Chanel, a fundadora da marca, a 'maison' de luxo tem agora como diretora criativa Virginie Viard. Ela que foi a colaboradora mais próxima do criador alemão, tem conseguido manter o prestígio da marca. Os anos de trabalho ao lado de Lagerfeld permitem-lhe hoje assegurar o legado deixado pela célebre mademoiselle. Fãs da marca: Kristen Stewart,
DIOR Christian Dior lançou a sua primeira coleção no dia 12 de fevereiro de 1947. Data que marca o início de uma 'maison' que se impôs pelo luxo, pela elegância e por uma certa extravagância (para aquele tempo). Ainda hoje Dior é símbolo de bom gosto e de status. Depois da morte permatura do seu fundador, passaram pela 'maison' nomes como Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Bill Gaytan e Raf Simons. A italiana Maria Grazia Chiuri é hoje quem está aos comandos e mantém o ADN da casa fundada há mais de sete décadas.
Fãs da marca: Jennifer Lawrence, Rihanna, Natalie Portman, Alexa Chung, Anne Hathaway, Emma Watson e Marion Cotillard, entre tantas outras.
Ver esta publicação no Instagram
CELINECéline Vipiana foi quem fez nascer esta marca de luxo em 1947 que começou com uma linha de sapatos para crianças. Alberto do Mónaco e princesa Carolina tiveram sapatos Celine na infância. Daí a alargar o seu campo de negócio não demorou muito. Hoje, a marca tem Hedi Slimane como diretor criativo, um talento reconhecido no mundo da moda. Também Michael Kors por lá passou ocupando o mesmo lugar.
Fãs da marca: Lisa, do BLACKPINK, é uma das suas embaixadoras.
YVES SAINT LAURENTOutra marca que dispensa apresentações. Fundada em 1961 pelo homem que lhe deu o nome, a 'maison' é símbolo do chique francês, mas também de vanguarda requintada. Falecido em 2008, a marca ficou entregue ao italiano Stefano Pilati, tendo sido seguido por Hedi Slimane. Ao fim de quatro anos, foi substituído pelo belga, Anthony Vaccarello que teve - e ainda tem - a tarefa de ultrapassar o sucesso de Slimane à frente da marca. Fãs da marca: Dakota Johnson, Jessica Chastain, Katy Perry, Salma Hayek, Evan Rachel Wood e Gigi Hadid.
GUCCIA marca italiana foi fundada por Guccio Gucci, mas foi sob a direção do filho Aldo que se tornou uma marca de referência. Cobiça, vingança, intrigas familiares e até um assassinato estarão para sempre ligadas à história da Gucci. Recorde-se que Maurizio Gucci foi mandadomatar pela mulher, Patrizia Reggiani, em 1995. Por essa altura, a marca atravessava uma grave crise, mas "ressuscitou" quando Tom Ford assumiu a direção criativa, em 1994. Até novembro de 2022, foi Alessandro Michele que conseguiu manter a irreverência da Gucci. Até ao momento ainda não se sabe quem é o novo diretor criativo. Mantemos Michele nesta "listagem", pois a coleção que abriu a semana de moda de Milão, no passado dia 13 , ainda foi criada por ele. Fãs da marca: Billie Eilish, Jared Leto e Harry Styles, entre tantas outras personalidades.
Fãs da marca: Billie Eilish, Jared Leto e Harry Styles, entre tantas outras personalidades.