'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Quem é quem no mundo da moda? Conheça os diretores criativos que ganham fortunas por fazerem sonhar

Com o desaparecimento de Yves Saint Laurent, Karl Lagerfeld ou mais recentemente Thierry Mugler, Issey Miyake ou Vivienne Westwood à frente de marcas bem conhecidas, começa a surgir uma geração de novos e talentosos criadores que têm revolucionado a indústria através da sua visão e estilo único. Em plena semana de moda de Paris, conheça os novos magos desta indústria.
Ana Cristina Esteveira
Ana Cristina Esteveira
26 de janeiro de 2023 às 23:00
Desfile Chanel
Desfile Chanel

Há uns anos, conhecíamos as marcas e conhecíamos os rostos de quem as liderava. Sabíamos quem eram os criadores mais importantes da indústria que faz movimentar muitos milhões de euros e que faz sonhar quem gosta de moda. Com o desaparecimento dos nomes grandes das maiores 'maisons', a questão agora é saber se ainda sabemos identificar os diretores criativos de todas essas marcas de luxo. Sabe quem está à frente da Yves Saint Laurent após a morte do criador que deu o nome à marca? E da Chanel? Da Dior e da Balmain? Certamente, muitos responderão que desconhecem quem são os diretores criativos que continuam a zelar pelo imenso legado, mas que têm renovado essas marcas sem, no entanto, descurar o seu ADN. Vamos, então, dizer-llhe "Quem é Quem" nesta indústria. 

BALMAIN

A marca de alta-costura, prêt-à-porter, joalharia e perfume foi fundada em 1946 pelo designer francês Pierre Balmain. Hoje, a conhecida Maison tem à sua frente Olivier Rousteing, que era assistente de  Christophe Decarnin, um criador essencial para a 'Balmania' que surgiu nas últimas duas décadas. Mas pode dizer-se que neste caso o aprendiz superou o mestre.  O atual diretor criativo trouxe modernidade e deu uma "frescura" que voltou a colocar a Balmain novamente entre as marcas mais desejadas da atualidade. Desde que assumiu o comando, o jovem criador conseguiu com que a marca passasse a faturar seis vezes mais. 

Fãs da marca: Beyoncé, Kim Kardashian, Cardi BPathy Dejesus, Cara Delevigne, Naomi Campbell, Cindy Crawford, Rihanna e Sofia Richie. 

BALENCIAGA

O seu fundador foi Cristóbal Balenciaga Eizaguirre, um estilista espanhol, que conseguiu criar a marca de luxo em 1937. Já então dizia Balenciaga que "um costureiro deve ser um arquiteto no design, um escultor na forma, um pintor na cor, um músico na harmonia e um filósofo na medida". ADN que foi respeitado por dois nomes grandes da moda que passaram pela 'maison': Depois de Nicolas Ghesquière e Alexander Wang. Em 2015, Demna Gvasalia, assumiu o importante lugar de diretor criativo. Depois de passar pela Maison Martin Margiela e pela Louis Vuitton, o criador nascido na Geórgia tem conseguido dar um novo impulso à marca.

Fãs da marca: Beyoncé, Kim Kardashian, Dua Lipa, Julia Fox, Alexa Demie, Justin Bieber

Demna Gvasalia
Demna Gvasalia

LOUIS VUITTON 

Mais uma marca que tem o nome do seu criador. Foi fundada em1854 e tornou-se logo um sucesso pela inovação: malas revestidas de tecido impermeável(substituíndo assim o couro) reforçadas com ponteiras de metal nos cantos, tornando-as mais resistentes. Hoje, a conhecida Maison francesa já é muito mais do que o comércio de marcas de luxo. Tem tambémprêt-à-porter e o seu diretor criativo é o francês Nicolas Ghesquière. Em 2014, recebeu o prémio de 'Inovador de Moda do Ano' pelo 'The Wall Street Journal' e foi ainda nomeado Designer Internacional do Ano no British Fashion Awards.

Fãs da marca: Aqui é difícil avançar com nomes de personalidades, pois quem tem dinheiro tem garantidamente pelo menos uma peça da Louis Vuitton. É uma das marcas mais sujeita à contrafação. 

Fãs da marca: Aqui é difícil avançar com nomes de personalidades, pois quem tem dinheiro tem garantidamente pelo menos uma peça da Louis Vuitton. É uma das marcas mais sujeita à contrafação. 

nicolas ghesquière
nicolas ghesquière

CHANEL 

Depois da morte de Karl Lagerfeld, que foi o sucessor de Coco Chanel, a fundadora da marca, a 'maison' de luxo tem agora como diretora criativa Virginie Viard. Ela que foi a colaboradora mais próxima do criador alemão, tem conseguido manter o prestígio da marca. Os anos de trabalho ao lado de Lagerfeld permitem-lhe hoje assegurar o legado deixado pela célebre mademoiselle.

Fãs da marca: Kristen Stewart, Margot Robbie, Penélope Cruz, Charlotte Casiraghi e a princesa Carolina do Mónaco são apenas algumas das "embaixadoras" Chanel. 

Virginie Viard
Virginie Viard

DIOR 

Christian Dior lançou a sua primeira coleção no dia 12 de fevereiro de 1947. Data que marca o início de uma 'maison' que se impôs pelo luxo, pela elegância e por uma certa extravagância (para aquele tempo). Ainda hoje Dior é símbolo de bom gosto e de status. Depois da morte permatura do seu fundador, passaram pela 'maison' nomes como Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Bill Gaytan e Raf Simons. A italiana Maria Grazia Chiuri é hoje quem está aos comandos e mantém o ADN da casa fundada há mais de sete décadas. 

Fãs da marca: Jennifer Lawrence, Rihanna, Natalie Portman, Alexa Chung, Anne Hathaway, Emma Watson e Marion Cotillard, entre tantas outras. 

CELINE

Céline Vipiana foi quem fez nascer esta marca de luxo em 1947 que começou com uma linha de sapatos para crianças. Alberto do Mónaco e princesa Carolina tiveram sapatos Celine na infância. Daí a alargar o seu campo de negócio não demorou muito. Hoje, a marca tem Hedi Slimane como diretor criativo, um talento reconhecido no mundo da moda. Também Michael Kors por lá passou ocupando o mesmo lugar.

Fãs da marca: Lisa, do BLACKPINK, é uma das suas embaixadoras.

Hedi Slimani
Hedi Slimani

YVES SAINT LAURENT

Outra marca que dispensa apresentações. Fundada em 1961 pelo homem que lhe deu o nome, a 'maison' é símbolo do chique francês, mas também de vanguarda requintada. Falecido em 2008, a marca ficou entregue ao italiano Stefano Pilati, tendo sido seguido por Hedi Slimane. Ao fim de quatro anos, foi substituído pelo belga, Anthony Vaccarello que teve - e ainda tem - a tarefa de ultrapassar o sucesso de Slimane  à frente da marca.

Fãs da marca: Dakota Johnson, Jessica Chastain, Katy Perry, Salma Hayek, Evan Rachel Wood e Gigi Hadid.

GUCCI

A marca italiana foi fundada por Guccio Gucci, mas foi sob a direção do filho Aldo que se tornou uma marca de referência. Cobiça, vingança, intrigas familiares e até um assassinato estarão para sempre ligadas à história da Gucci. Recorde-se que Maurizio Gucci foi mandadomatar pela mulher, Patrizia Reggiani, em 1995. Por essa altura, a marca atravessava uma grave crise, mas "ressuscitou"   quando Tom Ford assumiu a direção criativa, em 1994. Até novembro de 2022, foi Alessandro Michele que conseguiu manter a irreverência da Gucci. Até ao momento ainda não se sabe quem é o novo diretor criativo. Mantemos Michele nesta "listagem", pois a coleção que abriu a semana de moda de Milão, no passado dia 13 , ainda foi criada por ele. 

Fãs da marca: Billie Eilish, Jared Leto e Harry Styles, entre tantas outras personalidades. 

Fãs da marca: Billie Eilish, Jared Leto e Harry Styles, entre tantas outras personalidades. 

 

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável