
A Bica é linda! Os segredos do bairro de Lisboa que foi o grande vencedor das Marchas Populares
Uma vista magnífica, tascas com os melhores petiscos e um segredo em cada esquina. Assim é a vida na Bica, uma das zonas mais bonitas de Lisboa.
Entre Santos e o Bairro Alto, a Bica é uma das zonas mais castiças de Lisboa e que continua bem na moda. Este ano, o bairro tornou-se no grande vencedor das Marchas Populares, o que aumentou ainda mais a curiosidade sobre este conjunto de ruas estreitas com casas típicas, mas com muito para fazer, admirar, comer e beber. Deixamos-lhe um pequeno roteiro do que visitar nesta zona da capital, onde já viveram até algumas estrelas internacionais, como a cantora Madonna.
A VISTA MAIS BONITA
Visitar a Bica é passar necessariamente pelo Adamastor, que mais não é do que o Miradouro de Santa Catarina, que recebeu aquele nome por ter uma estátua que representa as dificuldades que os portugueses tiveram em passar o Cabo da Boa Esperança. Faz por isso sentido que, aqui, a vista seja para onde essa aventura do século XV começou. Com o Tejo como pano de fundo, é possível ver um dos melhores pôr-do-sol da cidade, ao mesmo tempo que bebe um café ou uma cerveja no quiosque com esplanada no cimo.
PHARMÁCIA
Estar no Adamastor é, muitas vezes, partilhar dois dedos de conversa com desconhecidos, uma vez que facilmente se junta um grande aglomerado de pessoas, que aproveitam os dias maiores e mais quentes para descontrair ao ar livre. Mas se o que pretende é um sítio mais tranquilo, exatamente com a mesma vista, tem um pouco mais a cima a Pharmácia, que é um consolo para a alma. Num restaurante cheio de pinta, há pratos para todas as maleitas e cocktails que prometem maravilhas não pela sua saúde, mas pelo menos pelo seu astral.
MUSA DA BICA
E já que falamos de petiscos e imperais partilhadas entre dois dedos de conversa, a Musa da Bica é um espaço que tem vindo a ganhar destaque nesta zona da cidade. Para descobrir há a melhor cerveja artesanal, proveniente da fábrica de Marvila e ainda iguarias maravilhosamente preparadas.
NA ROTA DAS TASCAS
Mas escolher apenas um restaurante para petiscar é quase discriminatório numa zona da cidade em que em cada esquina, há os melhores caracóis para partilhar, um chouriço assado por descobrir ou aquela imperial tirada com mestria. As tascas são muitas boas e a preços acessíveis.
ELEVADOR DA BICA
Numa descida muito íngreme com o Tejo ao Fundo, que liga o largo do Calhariz à Rua de São Paulo, é possível fazer o percurso num elétrico, que é um dos mais fotografados pelos turistas em Lisboa. Uma descida vertiginosa e cheia de história.
CADA RUA TEM UMA HISTÓRIA
Percorrer as ruas da Bica é também conhecer a história de Lisboa, através de casinhas típicas, escadarias a perder de vista e uma beleza que o vai surpreender a cada esquina!