Entre os clássicos e as novidades! Os melhores restaurantes para aproveitar as férias no Algarve
Esqueça a dieta na Páscoa e desfrute da boa gastronomia do Sul do país.
É a primeira romaria ao Algarve, como que um batismo de voo a preparar-nos para os dias de verão.
Nas férias da Páscoa, o tempo já pede um pouco de sol, e são muitas as pessoas que viajam até ao Sul para uns dias de boa disposição e, claro, sempre acompanhados pela melhor gastronomia. Se está pelo Algarve, deixamos-lhe algumas sugestões para petiscar e esquecer, por uns dias, a linha.
MONTE MAR
Depois de Cascais e Lisboa, o conhecido restaurante Monte Mar chega agora ao Algarve, mais precisamente a Lagos, com as suas ofertas de peixe e marisco, com uma vista privilegiada para o oceano.
Construído de raíz sobre uma antiga ruína, tem como ex-líbris o seu rooftop com vista desafogada. O resto é a qualidade a que já habituou os clientes com pratos como os filetes de pescada com arroz de berbigão ou a cataplana de marisco.
DO AVESSO
É outra das aquisições recentes do Algarve. Depois de ter passado pelo Belcanto, de José Avillez, o chef Apolino Mendes decidiu abrir o seu próprio espaço no Algarve, de onde é natural. Do Avesso inaugurou este mês de março na zona de Olhos de Água, em Albufeira, e promete tornar-se numa referência a sul com os pratos de autor do chef.
Do Avesso inaugurou este mês de março na zona de Olhos de Água, em Albufeira, e promete tornar-se numa referência a sul com os pratos de autor do chef.
TABERNA DA MARÉ Se é fã daquelas típicas tascas, com toalha aos quadrados e pão no cesto de verga em cima da mesa, com aquelas comidinhas que nos fazem lembrar as avós, este é o sítio ideal. A Taberna da Maré, em Portimão, é um restaurante mítico no Sul, onde se podem comer carapaus alimados, conquilhas ou outras iguarias típicas do Algarve. Com selo de qualidade.
Se é fã daquelas típicas tascas, com toalha aos quadrados e pão no cesto de verga em cima da mesa, com aquelas comidinhas que nos fazem lembrar as avós, este é o sítio ideal.
A Taberna da Maré, em Portimão, é um restaurante mítico no Sul, onde se podem comer carapaus alimados, conquilhas ou outras iguarias típicas do Algarve. Com selo de qualidade.
NOÉLIA Pela mão da chef Noélia Jerónimo, este restaurante em Cabanas de Tavira pode fazer maravilhas pela sua alma. Na ementa, há uma série de pratos que já se tornaram nos queridinhos da casa, como o arroz de limão com corvina e amêijoas, arroz de carabineiro com espargos e o arroz negro de choco. A escolha pode ser difícil, mas qualquer que ela seja não se vai arrepender.
Pela mão da chef Noélia Jerónimo, este restaurante em Cabanas de Tavira pode fazer maravilhas pela sua alma. Na ementa, há uma série de pratos que já se tornaram nos queridinhos da casa, como o arroz de limão com corvina e amêijoas, arroz de carabineiro com espargos e o arroz negro de choco. A escolha pode ser difícil, mas qualquer que ela seja não se vai arrepender.
Recebeu uma estrela Michelin em 2015 e a qualidade dos pratos de peixe e marisco confirma que o Bon Bon, no Carvoeiro, é um dos sítios a ter em conta quando o assunto são restaurantes no Algarve.
As refeições são preparadas pela mão do chef Louis Anjos e são um verdadeiro manjar dos deuses.
MARISQUEIRA FIALHO
É daqueles sítios que não são propriamente instagramáveis, que não andam por aí a somar likes nas redes sociais, mas que valem bem a pena. Junto à Ria Formosa, a Marisqueira Fialho, na Luz de Tavira, tem tudo aquilo que precisamos para aquele jantar de férias, como espetadas de camarão e tamboril, arroz de tomate servido numa panela de barro ou ovas de choco. Com doses bem servidas, à antiga!
O ALCATRUZ
É outro daqueles segredos bem guardados do Algarve. Localizado numa antiga adega em Santa Luzia de Tavira, O Alcatruz é um daqueles restaurantes típicos do Sul em que o peixe e o marisco são reis. Para provar há a cabidela de chocos, cataplana de marisco, polvo grelhado com batata a murro e arroz de marisco, entre outras iguarias de perder a cabeça.