Há uma nova exposição para ver em Vila Nova de Foz Côa... e muito mais para visitar além das pinturas rupestres
A Coleção de Arte do Estado pode ser vista no Museu do Côa. Uma excelente razão para uma visita às maravilhas da região.
Até ao final de julho, o Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, recebe a exposição 'Dark Safari', com mais de 40 obras de autores portugueses e estrangeiros, que fazem parte da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE). A ideia é a exposição percorrer o país, no sentido de democratizar o acesso à cultura e a verdade é que, logo no primeiro fim de inauguração, o museu atingiu o maior número de visitantes desde a sua abertura. Uma ótima razão para conhecer a vila, que tem muito para oferecer e, acima de tudo, muito mais do que as gravuras rupestres que a tornaram famosa. Aqui fica um pequeno roteiro do que fazer em Foz Côa.MUSEU DO CÔA
Atualmente, tem patente a exposição 'Dark Safari' com obras da coleção do Estado. Entre os artistas portugueses e estrangeiros, integram o lote de obras quadros de Andy Warhol, Fernão Cruz, Helena Almeida, Hugo Canoilas, Jimmie Durham, João Fonte Santa, Joaquim Rodrigo, Kiluanji Kia Henda, Luís Lázaro Matos, On Kawara, Tiago Alexandre e Tiago Baptista, entre outros.
ARTE RUPESTRE
As gravuras de arte rupestre descobertas no Vale do Côa, consideradas Património da Humanidade desde 1998, merecem uma visita demorada para conhecer estas obras com mais de 20 mil anos de história. Para melhor conhecer este património, há visitas guiadas em viaturas todo o terreno, organizadas pelo Parque Arqueológico do Vale do Côa.
NA ROTA DOS VINHOS Visitar Foz Côa é também passar pelas inúmeras quintas do Douro, fazer provas de vinho e conhecer a história do vinho do Portoquintas são, sem dúvida, uma atração a visitar em Foz Côa. Nesse sentido, a Quinta do Vesúvio, uma das maiores e mais bonitas da região, merece uma visita com tempo para apreciar.
NA ROTA DOS VINHOS
Visitar Foz Côa é também passar pelas inúmeras quintas do Douro, fazer provas de vinho e conhecer a história do vinho do Portoquintas são, sem dúvida, uma atração a visitar em Foz Côa. Nesse sentido, a Quinta do Vesúvio, uma das maiores e mais bonitas da região, merece uma visita com tempo para apreciar.
MIRADOUROS Passear pelo Douro é visitar os muitos miradouros e apreciar as magníficas vistas que a região oferece. Entre o Douro e o Côa há paisagens de cortar a respiração e que merecem ser contempladas com calma e sem olhar para o relógio. Afinal, estamos no meio da Natureza no seu estado mais puro.
Passear pelo Douro é visitar os muitos miradouros e apreciar as magníficas vistas que a região oferece. Entre o Douro e o Côa há paisagens de cortar a respiração e que merecem ser contempladas com calma e sem olhar para o relógio. Afinal, estamos no meio da Natureza no seu estado mais puro.
TRADIÇÃO E SABORES Descobrir Foz Côa é também perder-se num roteiro gastronómico de encher a alma, sem medo de arriscar. Entre a carne de cabrito ou de caça, aposte nas beldroegas ou espargos como acompanhamento. Os doces de amêndoa ou as lampreias de ovos estão entre as sobremesas mais pedidas na região.