'Jeffrey Epstein: poder e perversão'... A série que ajuda a entender o escândalo sexual que envolve nomes muito poderosos da política à realeza
Rede de tráfico sexual de menores envolvia nomes como o Príncipe André ou até mesmo Bill Clinton. Das festas de sexo na mansão de Epstein aos relatos chocantes das vítimas, entenda como tudo aconteceu.
Há mais de quatro anos que o caso está na ordem do dia, mas está longe de ficar concluído ou completamente explicado e a rede de tráfico sexual montada pelo bilionário Jeffrey Epstein - que se suicidou na prisão enquanto o caso era investigado - ainda não foi completamente desmantelada.
No entanto, nos últimos dias, a juíza encarregue do caso autorizou que fossem divulgados novos dados, e que mostram o envolvimento de várias figuras ilustres no esquema liderado por Epstein, que lhes dava acesso a sexo com menores numa casa do empresário e em outros locais. Além do Príncipe André, há muito envolvido no caso, vêm agora à baila nomes como o de Michael Jackson, o antigo presidente dos EUA Bill Clinton ou do físico Stephen Hawking.
Outro dos nomes famosos que vinha citado na longa lista é o da atriz Cameron Diaz, que se apressou a desmentir qualquer ligação a Epstein, garantindo nunca o ter sequer conhecido.
COMO ENTENDER O CASO
O caso Jeffrey Epstein é longo, complexo e desenrola-se ao longo de vários capítulos. Talvez uma das formais mais fáceis, e completas, de o entender é ver a série documental lançada pela Netflix em 2020, que traz à tona o depoimento de várias mulheres que denunciaram ter sido abusadas pelo empresário quando ainda eram menores de idade. A maioria garantia ser aliciada a entrar num mundo de glamour, que acabava com estas a serem forçadas a prostituir-se a troco de dinheiro em festas de sexo, onde não faltavam os todos poderosos da sociedade norte-americana, e não só.
Uma viagem pela vida de Epstein, na sua ascensão e queda, passando pela forma como construiu a sua poderosa rede de contactos, que lhe permitiu montar o esquema pelo qual haveria de ser denunciado e que levaria à sua prisão.
Se está 'completamente às escuras' em relação ao assunto, prepare-se para o choque. Há detalhes sobre a forma como os abusos aconteceram, os depoimentos são complexos e emotivos e as consequências para as centenas de jovens envolvidas nefastas, até aos dias que correm.
O caso parece, no entanto, uma caixa de Pandora e há sempre mais qualquer coisa a vir à tona menos a resposta musculada da Justiça que as mulheres outrora abusada pedem, em nome de uma inocência roubada pelo bilionário.