_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Weekend - Cinema

O triunfo histórico de Wagner Moura a hastear a bandeira do Brasil nos Globos de Ouro

Estrela brasileira vence prémio com 'O Agente Secreto' e lembra tempos difíceis que se vivem, dedicando a estatueta em todos aqueles que continuam a lutar para manter os seus valores e fazendo uma verdadeira ode ao Brasil.
Por FLASH! | 12 de janeiro de 2026 às 17:16
Wagner Moura com o Globo de Ouro, um marco para o Brasil Foto: Flash

O cinema brasileiro fez história na 83.ª cerimónia dos Globos de Ouro, que decorreu na madrugada desta segunda-feira, 12 de janeiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, com Wagner Moura a vencer na categoria de Melhor Ator de Drama pelo seu papel em 'O Agente Secreto', realizado por Kleber Mendonça Filho, que foi premiado como o Melhor Filme em Língua não Inglesa. Esta foi a primeira vitória de um ator brasileiro nesta categoria e aconteceu apenas um ano depois de Fernanda Torres ter ganho o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por 'Ainda Estou Aqui'.

pub

Na hora de discursar, Wagner Moura, 49 anos de idade, não escondeu a alegria e o orgulho. "Muito obrigado, Globos de Ouro! Aos outros nomeados, vocês são atores extraordinários, divido este prémio convosco. Kleber Mendonça Filho, meu irmão, você é um génio. Agradeço-te por isto e por muitas outras coisas", disse o artista brasileiro, visivelmente emocionado. "É um filme sobre memória, ou a falta dela, e um trauma geracional. E se um trauma pode ser passado de geração para geração, os valores também podem. Este prémio vai para quem está a seguir os seus valores em momentos difíceis", continuou Wagner Moura, que dedicou ainda este prémio à mulher, Sandra Delgado, e aos filhos de ambos, antes de terminar o seu discurso de agradecimento, desta vez em português: "E para todos no Brasil que estão a assistir agora. Viva o Brasil , viva a cultura brasileira".

Wagner Moura em Narcos Foto: Flash

Entre os muitos que elogiaram este triunfo está o presidente brasileiro Lula da Silva, que usou as redes sociais para dar os parabéns ao ator baiano que tanto "emociona" quem o vê a atuar e brilhar, assim como a Kleber Mendonça Filho e a todos os envolvidos no filme que conquistou o prémio. "Estamos muito felizes, eu e a Janja, com a vitória de 'O Agente Secreto' na categoria de Melhor Filme em Língua não Inglesa nos Globos de Ouro. Viva o cinema brasileiro, que segue sendo sinónimo de orgulho nos principais palcos do mundo. O troféu coroa o trabalho potente do querido diretor Kleber Mendonça Filho e o seu extraordinário elenco", partilhou Lula da Silva na conta do Instagram.

pub

O prémio confirmou aquilo que já vinha a ser uma tendência depois de Wagner Moura ter sido distinguido no Festival de Cinema de Cannes. O ator brasileiro, que teve o seu boom mundial no filme 'Tropa de Elite', consagraria a sua fama com o famoso 'Narcos', passando a ser visto como um talento mundial, depois de dar vida à famosa personagem do narcotraficante Pablo Escobar.

'O Agente Secreto' um thriller político que acompanha a história de Marcelo, um professor que foge de um passado violento e misterioso, o que o leva a mudar-se de São Paulo para o Recife em busca de paz e para tentar recomeçar a sua vida. Contudo, ao regressar à cidade, depressa percebe que esta está longe de ser o refúgio que procura e que esperava. "Melhor Filme de Língua não Inglesa e Melhor Ator de Drama. Uma dupla vitória de 'O Agente Secreto' nos Globos de Ouro para entrar para a história do cinema brasileiro. Dia de glória e reconhecimento ao talento de nossos artistas", destacou ainda o presidente brasileiro, já que esta foi a primeira vez que uma longa-metragem brasileira venceu duas estatuetas numa só cerimónia dos Globos de Ouro.

pub

'O Agente Secreto' está em exibição nas salas de cinema do País.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub