O triunfo histórico de Wagner Moura a hastear a bandeira do Brasil nos Globos de Ouro
Estrela brasileira vence prémio com 'O Agente Secreto' e lembra tempos difíceis que se vivem, dedicando a estatueta em todos aqueles que continuam a lutar para manter os seus valores e fazendo uma verdadeira ode ao Brasil.O cinema brasileiro fez história na 83.ª cerimónia dos Globos de Ouro, que decorreu na madrugada desta segunda-feira, 12 de janeiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, com Wagner Moura a vencer na categoria de Melhor Ator de Drama pelo seu papel em 'O Agente Secreto', realizado por Kleber Mendonça Filho, que foi premiado como o Melhor Filme em Língua não Inglesa. Esta foi a primeira vitória de um ator brasileiro nesta categoria e aconteceu apenas um ano depois de Fernanda Torres ter ganho o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por 'Ainda Estou Aqui'.
Na hora de discursar, Wagner Moura, 49 anos de idade, não escondeu a alegria e o orgulho. "Muito obrigado, Globos de Ouro! Aos outros nomeados, vocês são atores extraordinários, divido este prémio convosco. Kleber Mendonça Filho, meu irmão, você é um génio. Agradeço-te por isto e por muitas outras coisas", disse o artista brasileiro, visivelmente emocionado. "É um filme sobre memória, ou a falta dela, e um trauma geracional. E se um trauma pode ser passado de geração para geração, os valores também podem. Este prémio vai para quem está a seguir os seus valores em momentos difíceis", continuou Wagner Moura, que dedicou ainda este prémio à mulher, Sandra Delgado, e aos filhos de ambos, antes de terminar o seu discurso de agradecimento, desta vez em português: "E para todos no Brasil que estão a assistir agora. Viva o Brasil , viva a cultura brasileira".
Entre os muitos que elogiaram este triunfo está o presidente brasileiro Lula da Silva, que usou as redes sociais para dar os parabéns ao ator baiano que tanto "emociona" quem o vê a atuar e brilhar, assim como a Kleber Mendonça Filho e a todos os envolvidos no filme que conquistou o prémio. "Estamos muito felizes, eu e a Janja, com a vitória de 'O Agente Secreto' na categoria de Melhor Filme em Língua não Inglesa nos Globos de Ouro. Viva o cinema brasileiro, que segue sendo sinónimo de orgulho nos principais palcos do mundo. O troféu coroa o trabalho potente do querido diretor Kleber Mendonça Filho e o seu extraordinário elenco", partilhou Lula da Silva na conta do Instagram.
O prémio confirmou aquilo que já vinha a ser uma tendência depois de Wagner Moura ter sido distinguido no Festival de Cinema de Cannes. O ator brasileiro, que teve o seu boom mundial no filme 'Tropa de Elite', consagraria a sua fama com o famoso 'Narcos', passando a ser visto como um talento mundial, depois de dar vida à famosa personagem do narcotraficante Pablo Escobar.
'O Agente Secreto' um thriller político que acompanha a história de Marcelo, um professor que foge de um passado violento e misterioso, o que o leva a mudar-se de São Paulo para o Recife em busca de paz e para tentar recomeçar a sua vida. Contudo, ao regressar à cidade, depressa percebe que esta está longe de ser o refúgio que procura e que esperava. "Melhor Filme de Língua não Inglesa e Melhor Ator de Drama. Uma dupla vitória de 'O Agente Secreto' nos Globos de Ouro para entrar para a história do cinema brasileiro. Dia de glória e reconhecimento ao talento de nossos artistas", destacou ainda o presidente brasileiro, já que esta foi a primeira vez que uma longa-metragem brasileira venceu duas estatuetas numa só cerimónia dos Globos de Ouro.
'O Agente Secreto' está em exibição nas salas de cinema do País.