
Preparar a festa! Os clássicos que não podem faltar nos Santos Populares
Está aberta a altura do ano que põe Lisboa a dançar e que pinta a cidade com as suas grinaldas coloridas.Os Santos Populares estão de volta, e com eles regressa a festa mais tradicional e vibrante de Lisboa: os Santos Populares. Entre música, cheiro a sardinha assada e ruas cobertas de cor, há clássicos que resistem ao tempo e que continuam a ser obrigatórios nestas festas, que só param no final do mês de Junho.
1. Marchas Populares
É impossível falar dos Santos sem mencionar as Marchas Populares. Na noite de 12 para 13 de junho, a Avenida da Liberdade transforma-se num palco onde os bairros lisboetas marcham e competem com coreografias e trajes típicos. Com 23 marchas a desfilar, este é um verdadeiro espetáculo que junta famílias inteiras à frente da televisão ou nas bancadas!
2. Comprar um manjerico
Pequeno no tamanho, gigante na simbologia! Conhecido como a "erva dos namorados" e símbolo da festa do santo casamenteiro, Santo António, o manjerico é o "souvenir" obrigatório desta época, sempre acompanhado de uma quadra popular. Diz a tradição que não se cheira diretamente, esfrega-se a mão nas folhas e sente-se o aroma inconfundível. De acordo com a velha tradição, deve oferecer-se o manjerico à pessoa amada, que deve cuidar da planta até dia 13 de Junho do ano seguinte.
3. Comer sardinha assada no pão
A somar-se ao perfume do manjerico, este é outro cheiro que define o mês de junho em Lisboa. A sardinha assada, servida no pão, é uma tradição que tem passado de geração em geração.
4. Dançar nos arraiais espalhados pela cidade
Com música popular, bailaricos até de madrugada e bancas cheias de petiscos, os arraiais são o coração da festa que duram o mês inteiro. Difícil mesmo é escolher apenas um!
5. Subir até ao Castelo de São Jorge
Para uma vista de cortar a respiração e um momento mais tranquilo no meio da folia, o Castelo de São Jorge é uma das paragens mais icónicas. Durante os Santos, o local ganha ainda mais encanto com atividades culturais, concertos e uma perspetiva única sobre a Lisboa em festa.
Neste local, no dia 15 de junho, às 20h30, a fadista Carminho atua num concerto gratuito, integrando um ciclo especial de três espetáculos neste icónico cenário lisboeta. A abrir o programa, a 9 de junho, a partir das 18h00, o jovem pianista Gil Brito, vencedor do 'Got Talent Portugal' aos 10 anos, interpreta grandes clássicos da música erudita. No mesmo dia, Rui Massena apresenta Fracta Pulse, um concerto original criado especialmente para a ocasião. A entrada é gratuita, mas os bilhetes devem ser levantados na bilheteira do Castelo uma hora antes de cada espetáculo, com o limite de dois bilhetes por pessoa.