Vida ao ar livre: conheça os rooftops e esplanadas mais trendy do País
Em pleno verão, aumenta a vontade de conviver em espaços abertos, com boa vista, boa comida e claro, boa companhia.No verão, é tão mais fácil deixarmos o sofá, as séries e o vício do scroll no telemóvel porque, do outro lado, à nossa espera, temos promessas de fins de tarde solarengos, entre uma bebida e conversas que acompanham o pôr do sol. E porque temos a sorte de viver num país que convida a tardes de esplanada, não há como não aproveitarmos a panóplia de locais que esperam por uma visita.
Para quem mora em Lisboa, as opções são tantas que é quase impossível escolher: lá no alto, os rooftops convidam-nos a apreciar a cidade de diferentes pontos de vista com uma batidinha leve a tornar o ambiente ainda mais perfeito. Entre o Seen, no coração da cidade, em plena Avenida da Liberdade, ao Catch Me (if you can) a fazer-nos contemplar a ponte 25 de Abril e o rio Tejo, as opções são românticas e inspiradoras. E no Porto, muda o cenário mas o encanto é o mesmo. Seja de olhos postos no Douro ou em terra firme, a vida é melhor ao ar livre.
1. Um recanto no paraíso
Escondido no interior da Casa da Pérgola, uma bonita mansão centenária, na Avenida Valbom, em Cascais, esconde-se o Bougain Restaurant & Garden, que propicia a conversas entre a natureza num ambiente clássico e romântico.
2. Recriar a magia da Estrela
Da receita de uma tarte de queijo ao estilo basco nasceria um novo quiosque que daria vida renovada ao jardim da Estrela, em Lisboa. O Dona assumiu-se como um ponto de paragem obrigatório para quem quer relaxar e deliciar-se com esta iguaria.
3. Um espaço de autor
Para quem quer juntar o útil ao agradável e degustar petiscos de autor ao ar livre, o Zunzum Gastrobar, junto ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa, é o restaurante mais descontraído da chef Marlene Vieira, para um fim de tarde delicioso e bom passado.
4. Respirar os ares da Invicta
Com a ponte para contemplar e o Douro como pano de fundo, o Espaço Porto Cruz oferece uma vista privilegiada da Invicta, ao mesmo tempo que propicia a momentos entre amigos, com cokctails e as bebidas mais frescas de verão.
5. A arte de recomeçar
Pela mão do chef Arnaldo Azevedo e com uma vista absolutamente magistral para o rio Douro nasceu em março o espaço Restart by Vila Foz, que já se tornou num caso de sucesso e num ponto de paragem obrigatório no Douro.
6. Um spot cool na capital
O Le Chat, em Lisboa, mudou de nome e chama-se agora Catch Me, mas para os fãs a magia permanece intacta. Situado nas imediações da Rua das Janelas Verdes e com uma vista inspiradora para o rio Tejo, tem os melhores cocktails e uma onda muito cool, que junta gente gira em ambiente descontraído aos finais de tarde.
7. Há espaço para todos nas Galveias
Para quem gosta do conceito dos quiosques mas irrita-se com a dificuldade em encontrar uma mesa disponível, este não será um problema neste espaço recatado no interior do Palácio Galveias, em Lisboa, onde há sempre um cantinho disponível num ambiente tranquilo.
8. Em busca de uma vibe diferente
Para aqueles que andam sempre à procura dos espaços com a melhor vibe, o terraço erguido no cimo do hotel Mama Shelter, bem no centro de Lisboa é, sem dúvida, um local a visitar. Entre a música e o ambiente descontraído, é ainda possível jogar uma partida de matraquilhos entre amigos.