O bairro de Santos, em Lisboa, é, desde as décadas de 1980 e 90, um dos locais de "peregrinação" para todos os devotos da vida noturna, apreciadores de copos e amantes de música.
'Berro', 'Álcool Puro', 'Refúgio das Freiras' e, claro, o 'Xafarix', de Luís Represas, serão sempre referências. Palcos de muitos artistas que faziam a rota dos bares com música ao vivo, mas também paragem obrigatória de políticos, atores, modelos, designers, pintores, escritores e jornalistas. Locais onde se terminavam muitas noites, de copo na mão, à conversa, enquanto se aguardava pelo novo dia, novas histórias, novas vidas.
Em linha com as últimas tendências do modernimismo,
Santos foi recentemente batizado como o bairro do design ou 'Design District', e assim cair melhor nos ouvidos da horda de turistas que por estes dias invade a capital, mas não perdeu a essência. Pelo menos não de todo. Ainda há alguns resistentes dessas noites, em que
a diversão se estendia da marginal à Madragoa.
O 'Xafarix' está de volta e de "cara lavada", como explica à FLASH! Mico da Camara Pereira, o atual gerente e relações-públicas do espaço inaugurado há 36 anos, e que também sobe ao palco nas noites de sábado.
O bar de Luís Represas esteve fechado durante a pandemia, tempo usado para
obras de remodelação. "Foi feito o isolamento de paredes e teto e o tratamento acústico de todo o espaço. Está com um som extraordinário. Também as cadeiras e as mesas são novas. Está de cara lavada", descreve Mico.
PALCO DE MÚSICA MAS TAMBÉM DE HUMOR
O renovado 'Xafarix' recupera ambientes de outros tempos, num regresso às origens, porta aberta à música e aos músicos, tornando-se num dos
raros espaços em Lisboa onde se pode ouvir e assitir a interpretações ao vivo. Um prazer que foi caindo à mesma velocidade que muitos dos locais históricos da noite da capital foram sendo tomados por restaurantes da moda.
"
O 'Xafarix' voltou ao que era quando começou. Um bar onde se ouve boa música ao vivo, em formato minimalista, aberto a novos músicos, sem esquecer aqueles que têm animado os bares com esta característica desde os anos 80. Este conceito, para já,
terá lugar às sextas e sábados, estando em vista a
inclusão de standup comedy às quintas e disponibilizar as quartas-feiras para outros projetos a anunciar. Assim
queremos devolver o 'Xafarix' como ele nasceu, há 36 anos. O Mico da Câmara Pereira, que conhece o espaço desde sempre, está presente para receber o público deste bar agora Loja com História", anuncia Luís Represas à FLASH!.
Lisboa recuperou assim um dos seus espaços da noite mais emblemáticos, contemporaneidade com alma. Uma visita que se impõe.