
'Ligações perigosas'. O nome do conhecido filme realizado por Stephen Frears aplica-se que nem uma luva ao casal Katerine Healey e Gerald Patrick McCann, os mundialmente conhecidos Kate e Gerry, pais da mais mediática criança desaparecida em todo o mundo: Madeleine McCann, para muitos a pequena Maddie.
Semanas depois do fatídico dia 3 de maio de 2007, quando o foco das notícias deixou de ser a criança inglesa desaparecida na praia da Luz, no Algarve, as luzes dos holofotes viraram-se para os pais. Vasculhou-se o seu presente, mas também as histórias do seu passado, e das suas ligações políticas surpreendentes, mostrando serem afinal um casal de classe média muito especial e com um estranho poder de influência em terras de Sua Majestade Isabel II.
Primeiro, a 18 de maio desse ano, quinze dias após o desaparecimento de Maddie, é Gordon Brown, à data ministro das finanças do governo britânico, quem telefona diretamente para o telemóvel de Gerry McCann e com ele define uma estratégia de crise para controlo do caso.
Gerry e Kate tinham decidido estabelecerem-se com a família na praia da Luz, no Algarve, enquanto continuavam as buscas pela filha de quatro anos que desapareceu misteriosamente quando dormia sozinha com os irmãos no apartamento 5A do 'resort' turístico Ocean Club.
Logo após o telefonema do homem que meses mais tarde se tornaria primeiro-ministro de Inglaterra, o casal recebe uma "prenda": graciosamente Clarence Mitchell, um ex-jornalista da BBC, que estava ao serviço do gabinete de comunicação do governo, é destacado para ser porta-voz do casal em Portugal.
O conhecido jornalista de investigação veio substituir Justine McGuinness e irá manter-se no cargo, sempre ao lado dos McCann, até meados de junho desse ano, tendo regressado mais tarde ao convívio do casal e sempre a defender a sua inocência, em especial quando as autoridades policiais portuguesas começaram a suspeitar que o casal teria cometido o crime de ocultação do cadáver da criança.
PAI DE MADDIE ENVOLVIDO EM ENERGIA NUCLEAR
Com a campanha 'Find Madeleine' a engordar em milhões a conta bancária do casal e a correr mundo em todas as televisões, em especial com britânicos famosos como o ex-jogador David Beckham, o ator Ewan McGregor e a escritora J.K. Rowling, a criadora de Harry Potter, a mostrarem a sua solidariedade, começam a surgir na imprensa inglesa as primeiras dúvidas e suspeitas sobre o excesso de apoio político aos McCann por parte dos governantes ingleses, nomeadamente depois de o semanário britânico 'The Observer' revelar que Gordon Brown pressionou a polícia portuguesa para que divulgasse a descrição simulada de um suspeito de rapto, a fim de manter viva essa teoria.
A verdade é que efetivamente Kate e Gerry McCann movimentavam-se muito bem entre as altas patentes do poder político britânico e a imprensa inglesa descobriu uma pista que poderá explicar as razões desse poder: o ciclo em que se movimentava o médico Gerald Patrick McCann era mais complexo do que aquele que se imaginava, havendo mesmo como estabelecer ligações com Gordon Brown, em especial através de Andrew Brown, irmão do futuro chefe de governo, que mandava na EDF Energy (empresa que explora o negócio das centrais nucleares em Inglaterra e França).
O elo de ligação que a imprensa descobriu foi o de que o marido de Kate era conselheiro médico de um comité do governo britânico chamado COMARE, que era só o grupo de especialistas responsável por pareceres sobre o impacto da radioatividade no ambiente e na saúde das pessoas.
À data, o irmão de Gordon Brown foi muito contestado por encabeçar os interesses de um conjunto de investidores em centrais nucleares que faziam parte do novo plano de introdução deste tipo de energia no país, interessando-lhe, por isso, pareceres favoráveis de comités como o COMARE.
Entre o grupo de interessados neste processo estava o empresário Richard Branson, o patrão do Grupo Virgin que ofereceu 150 mil euros para ajudar os McCann a provar a sua inocência, dinheiro que podiam usar em apoio jurídico para se defenderem das acusações das polícias portuguesas.