"Dava tudo para te ter parado a tempo": A dor de quem fica após a morte e Maycon Douglas
Namorada e mãe de Maycon foram as últimas pessoas a estar com o jovem e debatem-se agora com a dor e sentimento de culpa. Especialistas alertam para a importância do apoio psicológico.Maycon Douglas pôs termo à vida na madrugada de 31 de dezembro, mas só há pouco começaram a ser conhecidos os detalhes que ajudam a compreender a sua morte. Sabe-se agora que a mãe e a namorada foram as últimas pessoas a estar com o jovem, que discutiu tanto com Raquel Coelho como com a progenitora, ameaçando acabar com a vida, após o momento tenso.
Agora, os especialistas alertam para a importância de as apoiar nesta fase, nomeadamente a lidar com o sentimento de culpa.
Ao quebrar o silêncio sobre a partida do companheiro, há cerca de uma semana, a namorada deixou no ar essa sensação de arrependimento, revelando que, se pudesse, teria feito tudo de forma diferente.
"Dava tudo para te poder ter de volta, tudo. Para voltar atrás no tempo e ter-te parado a tempo. Para sentir um abraço teu, para nos rirmos às gargalhadas os 2 como só nós sabíamos. Que saudades que tenho desse teu sorriso. Não faz sentido sem ele", escreveu, revelando a dor, que se mistura com a saudade.
"Saudade. Não há sentimento mais forte na minha experiência. Um vazio que não cabe no peito e que faça o que fizer, esteja com quem estiver, não me larga. Tenho momentos em que é minha companheira, outros em que não consigo respirar. Ainda estou a tentar perceber a melhor forma de lidar com ela. Cada vez mais sei que não controlamos nada, é tudo uma falsa ideia de segurança."
Também a ex-namorada, Renata Reis, tem revelado dificuldade em retomar as suas rotinas após esta experiência de dor profunda. "Eu não faço a mínima ideia do que estou a fazer, eu não sei por onde começar, eu não sei o que fazer. Eu estou completamente perdida. Não sei como voltar, não sei nada. De forma mesmo sincera, é neste ponto que eu estou."