_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Polémica

Ex-companheiras de Sócrates ouvidas em tribunal! Recorde aqui quem são, afinal, as mulheres da vida do antigo primeiro-ministro

Lígia Correia é já a primeira, na audiência desta terça-feira.
Por FLASH! | 21 de outubro de 2025 às 15:36
Flash
José Sócrates Flash
José Sócrates surge perante a comunicação social Flash
Flash
José Sócrates Flash

Três das ex-companheiras do antigo Primeiro-Ministro José Sócrates vão ser ouvidas esta semana em tribunal, no âmbito do processo da 'Operação Marquês'. Todas serão questionadas sobre os gastos com férias e outras despesas.

Esta terça-feira, é a vez de Lígia Correia, a sua última namorada conhecida. Seguir-se-ão depois Célia Tavares e a jornalista Fernanda Câncio.

pub
Foto: Flash

Célia Tavares, antiga empregada numa boutique de luxo em frente ao edífico Heron Castilho, era comercial na loja mas subitamente despediu-se, o que provocou algum espanto nos colegas de trabalho. De origens humildes, morava num bairro pobre da zona oriental de Lisboa. Foi-lhe atribuído um romance com José Sócrates mas também, mais tarde, com José Cid.

Célia Tavares já assumiu ter pedido e recebido ajuda financeira por parte de Sócrates. Quando a 'Operação Marquês' começou a ser falada, Célia Tavares deixou de ser vista, pelos vizinhos, na sua residência habitual.

pub
José Sócrates, sócrates, caso marquês, Célia tavares Foto: Flash

Fernanda Câncio foi a mais mediática namorada de José Sócrates, com quem terá namorado seis anos. A jornalista vive do seu trabalho mas, do processo, constam umas alegadas férias em Formentera, Espanha, em julho de 2014. A acompanhar o casal estaria Carlos Santos Silva, amigo de infância de José Sócrates, e a mulher deste. Segundo a documentação processual, terão sido arrendadas duas moradias de luxo por 18 mil euros, para 11 dias de férias. Alegadamente, os custos foram suportados por Carlos Santos Silva.

Fernanda Cancio Foto: Flash
pub

Na 'lista' temos ainda Sofia Fava, a ex-mulher de Sócrates e mãe dos seus dois filhos, José Miguel e Eduardo. Os dois divorciaram-se em 1999 mas serão amigos até hoje. Foi aliás para casa de Sofia Fava que Sócrates se mudou, quando saiu da prisão de Évora, apesar de Fava já ter refeito a sua vida na altura.

Engenheira do ambiente e artista plástica, é também arguida no 'Processo Marquês'. É de sua propriedade o Monte das Margaridas, que foi comprado por 760 mil euros e as garantias, que deram luz verde ao empréstimo, terão sido dadas por Carlos Santos Silva. No âmbito do processo, a propriedade está, agora, arrestada.

sofia fava, socrates Foto: Flash
pub

Com as investigações, ficou ainda a saber-se que entre 2010 e 2014, Sofia Fava terá recebido uma avença mensal no valor de 5 mil euros, pagos por Carlos Santos Silva.

A ex-mulher do governante justifica, em entrevista à RTP: "Prestei serviço, em dedicação exclusiva desde 2013, com contrato de avença, na área de projetos urbanísticos e ambiente, à empresa XLM, de que o engenheiro Carlos Santos Silva é, tanto quanto sei, sócio, tendo recebido o valor ajustado para o trabalho que executei e que se encontra documentado".

pub

Por fim, a mais misteriosa amiga de José Sócrates vive na Suíça. Trata-se de Sandra Santos que terá recebido, entre 2008 e 2014, cerca de 100 mil euros, diretamente de uma conta titulada por Carlos Santos Silva.

A mulher foi mãe solteira, em 2011, e registou o filho sozinha. Mais tarde, a criança foi perfilhada por um cidadão suíço. Não se sabe a natureza da relação entre Sandra e Sócrates mas, segundo a investigação, a mulher esteve em Lisboa e terá pedido, diretamente, ao antigo primeiro-ministro, financiamento. O tratamento entre ambos era informal e esses pedidos terão sido sempre satisfeitos.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub