_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Polémica

Bronca no tribunal: ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é condenado a cinco anos de prisão efetiva e a mulher, Carla Bruni, 'ataca' jornalista

Em causa está o financiamento ilegal da sua campanha presidencial de 2007 com dinheiro do Governo do então líder da Líbia, Muammar Kadafi. O desfecho deste caso e a saída do antigo presidente acabou da pior forma.
Por FLASH! | 25 de setembro de 2025 às 17:21
Carla Bruni, Nicolas Sarkozy, frança, presidente, casamento, vida sexual Foto: Cofina Media
Nicolas Sarkozy e Carla Bruni Flash
Carla Bruni, Nicolas Sarkozy Flash
Nicolas Sarkozy e Carla Bruni Foto: Cofina Media
Carla Bruni, atriz, namorados, celebridades, Eric Clapton, Nicolas Sarkozy, Vincent Perez Flash
Carla Bruni, Nicolas Sarkozy, frança, presidente, casamento, vida sexual Foto: Cofina Media
Carla Bruni, Nicolas Sarkozy, frança, presidente, casamento, vida sexual Foto: Cofina Media

Esta quinta-feira, dia 25, foi conhecido o veredicto do julgamento do antigo presidente francês Nicolas Sarkozy, acusado de corrupção e financiamento ilegal pela Líbia da sua campanha presidencial de 2007.

O Tribunal Criminal de Paris considerou Sarkozy culpado de associação criminosa e condenou-o a cinco anos de prisão. O marido de Carla Bruni será detido num estabelecimento prisional até que os advogados apresentem recurso.

pub

O tribunal argumentou que o ex-presidente permitiu "que os seus associados próximos e apoiantes políticos sobre os quais tinha autoridade" negociassem com as autoridades líbias, "a fim de obter ou tentar obter apoio financeiro na Líbia" para a própria campanha de 2007.

pub

Contudo, o processo judicial não permitiu estabelecer uma demonstração de que o dinheiro vindo da Líbia tenha efetivamente sido utilizado no financiamento da campanha presidencial vitoriosa, mas a presidente do Tribunal explicou que, segundo a lei francesa, um esquema de corrupção pode constituir crime mesmo que o dinheiro não tenha sido pago ou não possa ser provado.

Mas o pior deste espetáculo mediático estaria para vir com Carla Bruni, mulher de Sarkozy, a tirar uma esponja de microfone de um dos jornalistas de televisão no local e a atirá-la de forma rude para o chão. A imagem de imediato se tornou viral na internet. 

pub

Sarkozy já fez saber que vai recorrer da sentença e, de acordo com a 'BBC', afirmou que "vai dormir na prisão de cabeça erguida".

"Se eles querem mesmo que eu durma na prisão, eu durmo, mas sempre de cabeça erguida", afirmou à saída do tribunal.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub