- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Papa Francisco

Letizia e Melania encontram-se no funeral do Papa, mas rainha deixa mulher de Trump "pendurada"

O cumprimento entre a rainha espanhola e a mulher de Donald Trump nas cerimónias fúnebres está a gerar polémica. Especialista em protocolo desmonta a mensagem que Letizia quis passar.
Por FLASH! | 26 de abril de 2025 às 17:31
Letizia e Melania Trump Flash
Letizia e Melania Trump Flash
Letizia e Melania Trump Flash

Este sábado, todos os caminhos convergiram para Roma, onde milhares e milhares de pessoas se despedem do Papa Francisco, um homem cuja marca que deixa na Igreja Católica é inegável.

Entre os presentes estiveram praticamente todos os líderes mundiais, bem como principais membros da realeza europeia.

pub

Os momentos da cerimónia, e principalmente as imagens das figuras mais emblemáticas que lá estiveram, começam a correr o mundo, com uma fotografia captada antes da homilia a tornar-se viral. Trata-se do momento em que a rainha Letizia de Espanha e a mulher de Donald Trump, Melania, se cumprimentam com um aperto de mão.

Letizia e Melania Trump Flash
Donald Trump e Felipe VI Flash
pub

As duas são consideradas dois dos maiores ícones de estilo mundiais, pelo que a imagem teve um simbolismo especial para os seus admiradores.

O aperto de mão foi analisado pelo especialista em linguagem não verbal, Javier Torregrosa, que à imprensa espanhola desmontou o encontro e a expressão da rainha de Espanha. "O que se pode ver é a falta de expressão de alegria durante o cumprimento", explica, enquanto María José Gómez Verdú, uma outra especialista em protocolo, citada pela 'Lecturas' vai mais longe, assegurando que Letizia acabou por deixar Melania pendurada. "A brevidade e a frieza da saudação são visíveis. A rainha cumprimenta brevemente Melania, mas retoma imediatamente a sua posição, deixando Melania como que desconcertada. Isso não pode ser interpretado como um gesto de desdém, mas sim como uma ação cuidadosamente medida."

Melania Trump Flash
Felipe VI e Letizia Flash
pub

Ainda segundo a mesma especialista, há um tempo mínimo protocolar para um cumprimento durar, sendo que a forma breve como Letizia se dirigiu a Melania pretendeu passar uma mensagem clara. "Estava consciente do seu papel e da mensagem que queria transmitir. Prolongar o cumprimento poderia sugerir ambiguidade e Letizia não quis isso. Foi clara".

Enquanto Letizia esteve sempre com uma expressão neutra, Felipe VI, no entanto, dirigiu um largo sorriso à mulher de Donald Trump, e inclusivamente quando apertou a mão ao presidente dos Estados Unidos.

pub

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub