
Lula condenado à prisão, terá de se apresentar ate às 21 horas
Ex-presidente do Brasil terá de se entregar até amanhã. Brasil está em suspense.
O ex-presidente brasileiro Lula da Silva viu a sua prisão ser decretada ao início da noite desta quinta-feira pelo juiz Sérgio Moro, de Curitiba, coordenador da operação anti-corrupção Lava Jato.
De acordo com as primeiras informações disponíveis sobre esta surpreendente decisão, Moro pediu ao antigo governante que se apresente à polícia voluntariamente até às 17h00 locais (21h00 em Portugal continental).
O magistrado determinou que os advogados de Lula negociem directamente com o director regional da Polícia Federal em Curitiba, Maurício Valeixo, os termos dessa apresentação.
Lula da Silva foi condenado por Moro em julho de 2017 a nove anos e meio de prisão por corrupção e em janeiro passado teve a pena aumentada para 12 anos e um mês pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Na madrugada desta quinta, o Supremo Tribunal Federal rejeitou conceder a Lula um habeas corpus que lhe permitisse ficar em liberdade até esgotar todos os recursos jurídicos possíveis, mas a decretação da prisão do antigo chefe de Estado não era esperada.
Ele ainda pode apresentar um último recurso até ao próximo dia 10 ao TRF-4, e o tribunal tinha feito saber informalmente que não decretaria a prisão do antigo presidente antes de analisar esse recurso.