Sobreviveu à loucura do Studio 54, mas não a esta pandemia... Morreu aos 80 anos a famosa designer de joias Elsa Peretti, a musa da discoteca mais famosa de sempre
A italiana, que também foi modelo, era conhecida pelo design de joias para a Tiffany & Co e pela sua vida no limite na década de 70...
Ficou mais pobre o mundo da joalheria: Elsa Peretti faleceu esta quinta-feira na Catalunha, aos 80 anos. A italiana, designer de joias e ex-modelo, morreu devido a causas naturais, segundo comunicado divulgado pela família.
Natural de Florença, Elsa Peretti começou o seu percurso enquanto modelo em Barcelona, tendo viajado para Nova Iorque no final dos anos 60: "Cheguei com um olho negro, obra do meu amante que não queria que eu fosse", disse numa entrevista à Vanity Fair, em 2014.
Foi na ‘cidade que nunca dorme’ que Peretti se tornou numa presença frequente no Studio 54, a famosa discoteca de Manhattan, junto a nomes como Andy Warhol e Halston, uma das primeiras personalidades com quem trabalhou no setor onde se tornaria um ícone – o design de joias, nomeadamente após começar a trabalhar com a Tiffany & Co, somando mais de trinta coleções para a marca norte-americana: a sua inspiração advinha de objetos do quotidiano, como é exemplo a famosa pulseira de osso, tendo afirmado que "não há design novo, porque as linhas e formas boas são eternas."
A designer deixou também como legado a Fundação Nando e Elsa Peretti, dedicada a causas humanitárias, que já financiou, num valor acima de 50 milhões de euros, mais de 1000 projetos sem fins lucrativos em mais de 80 países, e continua a ter coleções permanentes do Museu Britânico, e em três museus dos Estados Unidos (Indiana, Boston e Houston). Foi condecorada em 2005 com a Ordem de Mérito da República Italiana.