Felipe Juan Froilán de Todos los Santos de Marichalar y Borbón, 27 anos de idade, mais conhecido por Froilán, sempre foi um dos membros mais controversos da família real espanhola.
O filho da infanta Elena e do seu ex-marido, Jaime de Marichalar, já fez manchetes pelos piores motivos, como ter sido expulso de uma festa clandestina ou ter-se envolvido numa luta com armas brancas.
A isso soma-se a sua reputação de ser "caprichoso e rebelde", como explica Pilar Eyre, conhecida especialista de assuntos da família real espanhola.
Eyre revelou à 'Lecturas' alguns dos motivos para a personalidade desafiadora de Froilán, atualmente com 27 anos, entre os quais se incluem alguns dramas que marcaram a sua infância e da irmã mais nova, Victoria Federica.
"Froilán teve uma infância muito infeliz. As suas primeiras recordações remontam a Nova Iorque, onde passou três anos a acompanhar o seu pai que estava a ser tratado no hospital Mount Sinai devido ao AVC que sofreu em 2001", começa por dizer.
"[Depois do AVC, Marichalar] tornou-se irritadiço e desconfiado, e as discussões com a infanta Elena eram de partir o coração (...) Isso tornou a vida familiar "tempestuosa e complicada", continuou.
"Além disso, a solidão e as dificuldades financeiras eram uma constante na família. Tudo isso azedou o temperamento já difícil de Froilán ainda antes de ele fazer seis anos", acrescentou.
Mas os problemas entre os pais não terão sido a única coisa que o mudou. "Um rápido olhar pela sua biografia revela outros episódios lamentáveis, desde o ferimento por arma de fogo auto-infligido que sofreu aos doze anos, pelo qual o seu pai foi processado, até às suas brigas violentas na adolescência em discotecas", explicou ainda Eyre.
Contudo, nos últimos anos, a vida de Froilán mudou para melhor. Os seus estudos foram difíceis, não conseguiu um emprego estável e o seu nome esteve sempre associado a controvérsias e rumores. (...) Para ajudar o filho a reerguer-se, a infanta Elena decidiu enviá-lo para Abu Dhabi para viver com o avô, o rei emérito Juan Carlos. E essa mudança marcou uma viragem na vida do jovem aristocrata.
Desde que chegou ao país, Froilán começou a trabalhar para uma das maiores companhias petrolíferas do mundo, a Abu Dhabi National Oil Company. Segundo relatos da imprensa espanhola, não tem privilégios especiais, apesar de ser neto do antigo rei, e diz-se que ganha entre seis e sete mil euros por mês. Um ordenado que é mais do que suficiente para viver confortavelmente no país. Quanto à sua vida pessoal em Abu Dhabi, e de acordo com a revista 'Focus', Froilán gosta de jantar em alguns dos restaurantes mais exclusivos do país, praticar desportos como padel e kitesurf, e passar os dias no seu apartamento de luxo, totalmente equipado e localizado num arranha-céus.