'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Luto

Mãe de Paulo Portas chora por Teresa Caeiro e recorda "dependências" que a "arrastavam para o lado difícil da vida"

Helena Sacadura Cabral fez um longo depoimento sobre 'Tegui', lamentando que a ex-deputada, mesmo rodeada de afeto, "não tivesse tido a capacidade e a vontade de sublimar as pedras que a vida" pôs no seu caminho. Na hora da morte, lembra uma mulher à procura da sua força e que viveu sempre amada pelos seus.
Por FLASH! | 15 de agosto de 2025 às 16:06
Helena Sacadura Cabral recorda Teresa Caeiro e as suas "dependências"
Helena Sacadura Cabral recorda Teresa Caeiro e as suas "dependências"

Teresa Caeiro morreu na última quinta-feira, dia 14 de agosto, aos 56 anos, e as mensagens dirigidas à antiga deputada do CDS continuam a inundar as redes sociais. Muito acarinhada pelo meio político, e não só, 'Tegui', como era tratada, deixa saudades em muitos.

Helena Sacadura Cabral mãe de Paulo Portas - responsável pelo arranque da carreira política de Caeiro - manteve uma longa amizade com a antiga deputada e na hora da despedida, não deixou de lembrar não a política, mas a mulher de quem se tornaria próxima, recordando a busca incessante de 'Tegui' pelo autoconhecimento e pelo afeto.

"Era, talvez, das pessoas mais carentes de afeto que encontrei ao longo da vida. E, também, das pessoas mais protegidas por esse afeto, de que ela tanto carecia. Dotada de um grande sentido do humor, sempre que estávamos juntas não era de política que falávamos, mas sim, daquilo de que todos os seres humanos carecem, para se sentirem felizes. E, também, para rir. Ela achava-me uma mulher forte e eu dizia-lhe que ela ainda só aprendera a reconhecer as suas fragilidades. Faltava ir mais fundo para, verdadeiramente, se encontrar", escreveu, acrescentando que, apesar de ter consciência de que Teresa era uma mulher forte, a política não se via dessa maneira.

"Eu sabia que a Teresa podia ser forte, porque houve ocasiões em que essa característica veio ao de cima. Assisti a algumas delas. Infelizmente, outros fatores e dependências, arrastavam-na para o lado difícil da vida."

No final da mensagem, Helena Sacadura Cabral admite que foram as dores de 'Tegui' que a arrastaram para um lugar mais triste.

"Choro por isso, por saber que, com tantos amigos a protegê-la, ela não tivesse tido a capacidade e a vontade, de sublimar as pedras que a vida, por vezes, põe no nosso caminho para nos testar! Adeus, querida Teresa. E que, finalmente, encontres a paz!"

A antiga deputada, recorde-se, terá sido encontrada morta em casa pelo único filho, fruto do primeiro casamento com Vasco Rato. Depois disso, Teresa Caeiro viveu uma união de seis anos com Miguel Sousa Tavares.

Saber mais sobre