
A infanta Elena separou-se de Jaime de Marichalar, seu marido e pai dos seus filhos Froilán e Victoria, em 2007, e sempre se disse na imprensa espanhola que uma das causas do divórcio foi a isquemia cerebral que o banqueiro sofrera seis anos antes, com apenas 38 anos, enquanto pedalava numa bicicleta estática.
Isto, porque o AVC terá alterado parte da personalidade de Marichalar, algo bastante comum, e que foi agora confirmado por Pilar Eyre, conceituada jornalista espanhola.
"O AVC alterou a personalidade de Jaime. Passou de um homem extremamente educado para uma pessoa irascível, capaz de dizer as coisas mais inconvenientes. Foi aí que começou o inferno para ele, mas também para ela", contou a especialista em assuntos da família real espanhola.
"Jaime dizia a primeira coisa que lhe vinha à cabeça. Sem filtros. Desde chamar feia a uma mulher até dizer a outra que se vestia mal, e [a infanta Elena] tentava resolver estas confusões e sofria horrores", rematou.
Atualmente, Marichalar é consultor de diversas firmas pertencentes ao gigante LVMH, a empresa que detém marcas de luxo como a Tiffany, Dior, Fendi, Givenchy, Marc Jacobs, Stella McCartney, Loewe ou Bulgari.
Depois do susto de saúde que apanhou, o ex-marido de Elena também não descura no exercício físico e é acompanhado pelo seu amigo próximo Giorgio Torelli, um campeão de fitness e PT de várias celebridades espanholas.
Não dá entrevistas desde 2018 e também não fala sobre a família real espanhola, distanciando-se ao máximo da sua antiga vida de realeza. No entanto, é, segundo várias fontes, um pai muito dedicado aos seus dois filhos. Da vida amorosa nada se sabe.