As razões da ruptura feia de Letizia com a infanta Cristina. Os bastidores da zanga das cunhadas
A rainha Letizia e a infanta Cristina não poderiam estar mais afastadas após as polémicas que abalam a casa real.
A relação da rainha Letizia com a cunhada Cristina já teve melhores dias. Segundo a cronista espanhola Pilar Eyre, a antiga jornalista e o então príncipe Felipe chegaram a encontrar refúgio na casa da infanta em Barcelona nos meses em que só namoravam. "Eles eram grandes amigos", recordou. Mas tudo mudou.
As zangas entre as duas cunhadas terão começado por causa do rei emérito Juan Carlos, defendeu a especialista na casa real espanhola na revista 'Lecturas'. "A relação incómoda e próxima de Cristina com o pai, o elemento tóxico da família", justificou, será o primeiro motivo do afastamento.
Desde que o rei Felipe VI subiu ao trono, a rainha Letizia teria tentado 'limpar' a imagem da monarquia, afastando a família das polémicas de Juan Carlos. O facto de a infanta Cristina ainda ter aquela relação fluida com o rei emérito fez Letizia afastar-se da cunhada.
Outra razão será a atitude da infanta Cristina em relação ao ex-marido, Iñaki Urdangarin, que traiu a mulher com a advogada Ainhoa Armentia.
Pilar Eyre argumenta que Letizia não concorda com a oposição de Cristina ao divórcio. "Essa teimosia em recusar o divórcio e continuar a usar a aliança num gesto que muitos consideram provocativo", defendeu.
O uso da aliança, por exemplo, "este detalhe, pequeno mas muito simbólico, é algo que choca com a forma como Letizia entende o papel da mulher e também é incompreensível para a maioria de nós".