Asia Argento, namorada de Anthony Bourdain, pagou fortuna para calar queixa de assédio sexual
A atriz é uma das caras do movimento #MeToo, que expôs o assédio ao mais alto nível em Hollywood, mas agora foi revelado que ela própria já foi acusada avanços sexuais junto de um ator menor de idade.
A actriz Asia Argento terá chegado a um acordo monetário com um ex-actor que a acusou de assédio sexual. O acordo entre a actriz e realizador italiana e o jovem músico Jimmy Bennett terá sido no valor de 380 mil dólares (cerca de 332 mil euros), segundo apurou o jornal The New York Times, que teve acesso ao acordo. O documento data poucos meses depois de actriz ter acusado o produtor Harvey Weinstein de a ter violado e se ter tornado uma das líderes do movimento #MeToo.
Bennett afirma que tinha 17 anos quando foi sexualmente abusado pela actriz, enquanto filmavam um filme juntos, em 2013. Asia tinha 37 anos, então. Na Califórnia, onde terá ocorrido a agressão, a idade de consentimento são os 18 anos, por isso, Bennett era ainda considerado menor. Entre os documentos que o jornal New York Times recebeu estava o acordo e também uma fotografia datada de Maio de 2013 que mostrava a actriz e o jovem deitados numa cama. Bennett terá dado os direitos da fotografia à actriz.
Segundo o documento do acordo, os 380 mil dólares seriam uma forma de Argento "ajudar Bennett" que tinha em mente um valor muito mais elevado: 3,5 milhões de dólares (cerca de 3,07 milhões de euros). O advogado de Bennett dizia que o seu cliente tinha sofrido danos mentais - que o prejudicaram a nível profissional - e também físicos.
Nos cinco anos em que actuou antes de 2013, Bennett facturou 2,7 milhões de dólares (cerca de 2,4 milhões de euros). Mas desde o alegado abuso sexual, o seu rendimento baixou para aproximadamente 60.000 dólares (cerca de 53.000 euros, por ano). O advogado de Bennett imputava estas responsabilidades a Argento.
Na carta que acompanhava o documento, citada pelo jornal norte-americano, assinada pela advogada de Argento, pode ler-se: "Esperamos que não tenha de voltar a passar por isto. É um criador poderoso e inspirador e é miserável que tenha de viver com pessoas de merda que se aproveitaram das suas forças e fraquezas".
Leia toda a história, na Sábado.