Debaixo de forte contestação nos Estados Unidos, príncipe Harry vê-se obrigado a responder às críticas
O príncipe Harry subiu ao palco dos ESPY Awards para receber o prémio Pat Tillman debaixo de forte controvérsia.
Harry e a mulher, Meghan Markle, fizeram esta quinta-feira uma aparição pública nos ESPY Awards, em Los Angeles, para o príncipe receber o prémio Pat Tillman pelo seu trabalho nos Jogos Invictus.
A nomeação foi recebida por uma onda de revolta que surpreendeu Harry. Além de um abaixo-assinado com milhares de assinaturas, a própria mãe de Pat Tillman – o soldado que dá nome ao prémio – Mary Tillman, tecera duras críticas a Harry na imprensa.
Mary disse não entender "por que motivo escolheram alguém tão controverso e polarizante" e que há "muitas outras pessoas" que não têm os recursos de Harry "que mereciam muito mais" este reconhecimento. Afirmou ainda que não foi consultada sobre a nomeação.
Harry fez questão de responder publicamente no seu discurso de agradecimento.
"Estou aqui não como príncipe Harry, mas como a voz da Fundação dos Jogos Invictus e dos milhares de veteranos de mais 20 nações que tornaram os Jogos Invictus uma realidade. Este prémio é para eles, não é para mim", declarou.
No entanto, Harry ofereceu também algumas palavras simpáticas logo no início do discurso.
"Quero dirigir-me à família Tillman, em especial à senhora Tillman, a mãe de Pat (...) A ligação entre uma mãe e um filho é eterna e transcende até as maiores perdas", afirmou.