Depois do sofrimento de Leonor, agora é a filha mais nova a dar problemas! Letizia viaja de urgência para o País de Gales
A rainha de Espanha não tem sossego por causa da sua constante preocupação com as duas filhas, Leonor e Sofia.
Mais importante que o seu título de rainha de Espanha, é o papel de mãe. Letizia põe as filhas acima de tudo e não descura as suas responsabilidades maternas. Neste momento, a sua grande dor de cabeça tem sido a filha mais velha que se encontra a bordo do navio-escola Elcano.
A herdeira do trono espanhol não se consegue adaptar às condições marítimas e tem sido uma vítima dos enjoos e das náuseas provocadas pela agitação do mar. Só no próximo dia 14 de fevereiro está previsto que a princesa das Astúrias pise terra firme, ou seja, quando o navio atracar num porto brasileiro.
Até lá é possível que Leonor continue a viver este imenso desconforto que a leva a manter-se na sua cabine a maior parte do tempo. Letizia e Felipe VI têm-se mantido a par de tudo o que se passa a bordo do navio e a rainha não consegue deixar de se sentir culpada pelo sofrimento da filha. Pesa-lhe na consciência não se ter conseguido impor evitando que a princesa embarcasse para fazer a sua formação militar.
Com tudo isto a preocupá-la, a mulher de Felipe foi chamada de urgência para ir ao País de Gales, onde a infanta Sofia de encontra a estudar. Assim, depois da cerimónia na Polónia pelo 80º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz / Birkneau, a rainha de Espanha voou ao encontro da filha mais nova, enquanto Felipe VI seguiu para Madrid.
Esta viagem serviu para que Letizia chamasse Sofia à razão. O rendimento escolar da infanta está a deixar muito a desejar, especialmente nestes últimos meses onde as notas têm sofrido um decréscimo significativo. A rainha pediu à filha que se concentre nos estudos e que esta seja a sua prioridade.