- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Mundo

Duas crianças já estão a salvo fora da gruta. Resgate continua

Meninos estão a ser examinados antes de serem encaminhados para o hospital.
08 de julho de 2018 às 13:18
Tailândia Flash
Tailândia Flash
Tailândia Flash
Tailândia Flash
Tailândia Flash
Tailândia Flash
Tailândia Flash
Tailândia Flash
Tailândia Flash
Tailândia Flash
Tailândia Flash

Duas crianças já foram retiradas da gruta e estão a salvo, avança a Reuters citando fontes oficiais. Os meninos vão agora ser avaliados por médicos no local e posteriormente transportados para o hospital.

"Dois rapazes estão fora [da gruta]. Estão agora no hospital de campanha perto da caverna", referiu Tossathep Boonthong, um dos chefes da equipa de resgate. "Estamos a examiná-los. Ainda não foram para o hospital de Chiang Rai", acrescentou.

pub

O resgate continua para salvar os outros meninos e o treinador. 

Difícil operação de retirada das crianças

A operação de retirada de 12 jovens e do seu treinador de futebol, presos numa gruta inundada no norte da Tailândia há 15 dias, começou este domingo, anunciou a célula de crise. A operação poderá demorar entre dois a quatro dias.

pub

"Hoje é o dia D... Os rapazes estão prontos para enfrentar todos os desafios", declarou Narongsak Osottanakorn, chefe da célula de crise e governador da província de Chiang Rai, no norte do país.

Uma fonte, citada pelo jornal Bangkok Post, refere que as crianças deverão ser divididas em quatro grupos durante o resgate. O primeiro grupo deverá ter quatro meninos enquanto os seguintes terão três. Adul, de 14 anos, será um dos primeiros a sair da gruta - cerca das 21 horas locais - 15 horas em Portugal Continental. O treinador, de 25 anos, deverá ser o último. Cada um será acompanhado por uma equipa de dois mergulhadores.

Os níveis da água em alguns dos principais pontos da gruta estão mais baixos, o que é uma grande ajuda para as operações de resgate se processarem com sucesso. Nas operações participam 13 mergulhadores estrangeiros e cinco pertencentes à marinha tailandesa.

pub

A decisão de começar a retirar as crianças da caverna foi feita em coordenação entre a marinha tailandesa, os médicos no local e os familiares dos meninos. O resgate começou com a entrada dos primeiros mergulhadores às 10h00 (4h00 em Lisboa) na gruta, anunciou também o chefe da célula de crise Narongsak Osottanakorn.

As autoridades tailandesas pediram aos meios de comunicação social para saírem da zona em torno da entrada da gruta.

No passado dia 23 de junho, depois de um jogo de futebol os 12 rapazes, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25, foram explorar a gruta e ficaram presos.

pub

Comandante diz que resgate pode demorar dois a quatro dias

Um comandante do exército tailandês afirmou este domingo que o resgate dos 12 jovens e do treinador de futebol, presos há 15 dias numa gruta inundada no norte do país, pode demorar entre dois a quatro dias. 

O major-general Chalongchai Chaiyakam afirmou que os 13 "vão sair um a um, em aproximadamente dois a quatro dias, dependendo das condições do tempo e da água". 

Resgate das crianças começou em segredo

O resgate das crianças presas numa gruta na Tailândia pode ter começado em segredo, na tarde de sábado.

pub

A informação foi avançada pelo jornal local Khaosod English, que garantiu que as ambulâncias foram movidas do local e ainda que foram erguidas barreiras com lona para bloquear a visibilidade de todos os pontos de vista da entrada na caverna.

"Quem não estiver implicado na operação deve sair da zona imediatamente", anunciou a polícia, através de altifalantes no local, onde se encontram centenas de jornalistas.

A atividade das equipas de resgate, voluntários e mergulhadores intensificou-se desde a manhã de sábado. 

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub