Escândalo. Julio Iglesias vai mesmo ter de assumir filho ilegítimo com mulher portuguesa
O cantor poderá vir a ser declarado pelo tribunal pai biológico de Javier Sánchez, se se continuar a recusar a fazer os testes de ADN.
Julio Iglesias enfrenta uma nova polémica na sua vida pessoal. Depois de vários anos a recusar-se a fazer o teste de ADN para saber se é o pai biológico de Javier Sánchez – um homem de 41 anos nascido, alegadamente, de uma relação de Iglesias com a portuguesa Maria Edite Santos – o cantor de 74 anos poderá vir a ser declarado seu pai pelo tribunal... por falta de colaboração com as autoridades.
Fernando Osuna, o advogado de Javier Sánchez, vai começar por enviar uma carta a Julio Iglesias esta semana, a requerer a sua presença para um teste de ADN. Se o cantor se continuar a recusar, todos os seus filhos irão receber uma carta semelhante, já que o seu ADN também pode servir para provar a relação. Se mesmo assim ninguém comparecer, há uma forte probabilidade de que os tribunais deem então razão a Javier Sánchez.
"Acredito sinceramente que ninguém virá fazer os testes de ADN. Mas, se isto acontecer, temos muitas cartas a nosso favor: os tribunais costumam dar razão aos filhos quando os alegados pais se recusam a fazer os testes sem qualquer justificação", explicou Fernando Osuna.
COMO TUDO COMEÇOU
As desconfianças da paternidade de Javier Sánchez surgiram em 1992, quando, numa conferência de imprensa, Maria Edite Santos contou que o filho, na altura com 16 anos, foi concebido no dia 19 de julho de 1975, em Sant Feliú de Guíxols (Girona), quando esteve com o músico espanhol, que já era casado. Maria Edite tinha apenas 20 anos e o 'affair' extraconjugal terá durado 10 dias.
"Cruzámo-nos num espetáculo e houve logo atração mútua. No final do espectáculo ele [Julio Iglesias] vem ao meu camarim e convida-me para sair. Eu era livre, solteira, mas também nova e inocente: e engravidei", contou Maria Edite em entrevista ao CM, em 2007. Quando aconteceu esta relação, em 1975, Julio Iglesias estava casado com Isabel Preysler, motivo pelo qual recusou fazer os testes de ADN e terá recorrido ao tribunal para anular a sentença.
Se a paternidade for judicialmente reconhecida, Javier será o 9.º filho do cantor.