Estado de saúde do antigo Papa Bento XVI agrava-se e é preocupante
O ex-pontífice alemão passou a noite num estado crítico, sendo assistido por médicos e acompanhado pelo seu secretário Georg Gänswein.
O Papa Emérito Bento XVI está muito doente, tendo o seu estado de saúde piorado, ontem quarta-feira, informação confirmada pelo diretor da assessoria de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni que acrescentou que tal estado se deve à "idade avançada" de Bento XVI.
"A sua situação não mudou desde ontem (quarta-feira)", contaram fontes do mosteiro Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano, sítio onde o ex-Papa vive desde 2013, ano em que renunciou o cargo, tendo sido o primeiro Papa desde a Idade Média a renunciar ao cargo de Chefe da Igreja Católica Mundial.
A mesma imprensa avançou ainda que Bento XVI continua num estado grave, mas estável. "Embora a sua condição permaneça grave, a situação de momento é estável", revelou a imprensa do Vaticano atualizando o estado de saúde do Papa Emérito que acrecentou ainda que o ex-pontífice alemão "pôde descansar bem na última noite, ele está absolutamente lúcido e consciente hoje", estando a ser vigiado permanentemente por equipas médicas.
Já há algum tempo que o Bispo Emérito de Roma de 95 anos de idade tem uma saúde muito frágil, tendo sido esse um dos motivos da sua renúnica, deslocando-se apenas de cadeira de rodas.
O Papa Francisco, que foi o seu sucessor, já pediu que se rezasse pelo seu antecessor Joseph Ratzinger, o nome de batismo de Bento XVI. "Peço uma oração especial para o Papa Bento XVI", disse o primeiro pontífice da América do Sul, mostrando-se preocupado pelo agravemento do estado de saúde do seu antecessor.
Também o Vaticano já anunciou uma missa especial que se irá realizar na sexta-feira na Basílica de São João de Latrão, em Roma.
O estado de saúde de Bento XVI chamou também à atenção da política italiana que esta manhã desejou as melhoras a Ratzinger. "Todos nós pedimos pela saúde do santo Padre Emérito Bento XVI, sem dúvida o teólogo mais importante do período pós-iluminista", disse Alfredo Antoniozzi. De acordo com a televisão pública italiana, o ex-Papa alemão tem sido acompanhado a tempo inteiro pelo seu secretário, o alemão Georg Gänswein. Para além do seu secretário, o Papa Emérito vive também com quatro leigas consagradas ao instituto 'Memores Domini' que dividem entre si as tarefas domésticas e cuidam de todas as necessidades de Bento XVI.