Fase negra de Elon Musk continua: deixou de ser o homem mais rico do mundo. Conheça o grande rival do dono da Tesla
Chama-se Larry Ellison e viu a sua fortuna engordar mais de 100 mil milhões de dólares num só dia. No entanto, não teve tempo para aquecer o trono.É o maior salto registado num único dia no índice de multimilionários da Bloomberg. Larry Ellison, o fundador da Oracle, tornou-se o homem mais rico do mundo – ainda que por momentos, mas já lá vamos –, acabando com o reinado de quase um ano de Elon Musk. As ações da Oracle dispararam, com a tecnológica a valorizar mais de 39% na quarta-feria, 10, tendo chegado a máximos históricos de 341,23 dólares por ação, depois de ter revelado que espera que as receitas do negócio da "cloud" excedam 500 mil milhões de dólares até ao final do ano.
O salto nos títulos da Oracle enriqueceram os cofres pessoais de Larry Ellison em mais de 100 mil milhões de dólares num só dia. Ao todo a sua fortuna já chega aos 393 mil milhões – ultrapassando a do CEO da Tesla, que se fica pelos 385 mil milhões, de acordo com o índice de multimilionários da Bloomberg. Uma grande fatia da riqueza de Ellison, de 81 anos, vem mesmo da participação de mais de 40% que detém na tecnológica dedicada ao desenvolvimento e comercialização de serviços de nuvem, embora o magnata ainda conte com uma pequena posição na Tesla e acumule uma série de projetos no ramo imobiliário.
Elon Musk conquistou o topo do índice da Bloomberg em 2024, depois de já ter conquistado o título de homem mais rico do mundo em 2021 - que acabou por perder para Jezz Bezos, fundador da Amazon, e para Bernard Arnault, CEO da LVMH nos anos seguintes. A fortuna do dono da Tesla tem vindo a diminuir nos últimos meses, muito devido à queda nas ações da fabricante de veículos elétricos, que acumulam já um saldo negativo de 13% desde o arranque de 2025.
Ainda assim, e porque os mercados são voláteis, Musk voltou ao topo no final do dia, de acordo com a Bloomberg, uma vez que o gigante do software desistiu de alguns ganhos anteriores. A diferença entre os dois empresários é de (apenas) mil milhões: Musk tem 384,2 mil milhões de dólares (328,57 mil milhões de euros) contra cerca de 383,2 mil milhões de dólares (327,71 mil milhões de euros) de Ellison.