
Já passaram dois anos sobre a morte de Isabel II. Revelados pormenores íntimos do fatídico dia
Detalhes íntimos do fatídico dia foram revelados, a começar pelo exato momento em que Carlos soube que a mãe tinha falecido e para quem ligou em primeiro lugar. Recorde as imagens do funeral de Isabel II e da coroação de Carlos III.
Faz este domingo dia 8 de setembro dois ano que morreu a Rainha Elizabeth II, aos 96 anos, após um reinado de sete décadas.
Agora, o dia em que o Carlos perdeu a mãe e foi coroado rei foi revelado em detalhes íntimos por Robert Hardman, no seu recente livro.
O biógrafo contou que Carlos foi chamado de "Vossa Majestade" pela primeira vez ao telefone, quando o ainda então herdeiro ao trono estava a conduzir de volta para o castelo de Balmoral para ver a mãe, gravemente doente.
Carlos encostou a viatura e atendeu o telefonema do secretário particular de Isabel II, Sir Edward Young, que o informou sobre o falecimento da rainha.
'Para ser mais preciso, ele tinha acabado de sair da B976 e entrava na entrada da propriedade Balmoral, conduzindo por uma parte do mundo tão querida e familiar para ele quanto qualquer outra, quando soube que agora era soberano do Reino Unido e de outros 14 reinos, cobrindo uma grande parte da superfície da Terra", escreve Hardman no seu livro.
Carlos depois contactou em primeiro lugar príncipe William, e depois os seus irmãos mais novos, André e Eduardo, pedindo-lhes que se deslocassem para Balmoral. Já Harry não conseguiu ser avisado de imediato pois encontrava-se a voar dos EUA para Inglatarra.
"A morte da minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família. Lamentamos profundamente o falecimento de uma querida Soberana e uma Mãe muito amada", disse Carlos na sua primeira declaração por escrito.
O funeral da rainha, realizado a 19 de setembro, foi visto ao vivo por 28 milhões de pessoas.