Modelo russa, de 14 anos, morreu de exaustão após 12 horas de trabalho
Apesar de ter apenas 14 anos, acalentava o sonho de se tornar numa manequim internacional. Foi por esse sonho que deixou a família e o seu país e aceitou um trabalho na China. Sem seguro de saúde e condições dignas de trabalho, morreu de cansaço.
A morte da modelo russa de apenas 14 anos de idade, está a chocar o mundo. Vlada Dzyuba sonhava com uma carreira na difícil e extremamente competitiva indústria da moda. Foi em nome desse sonho que trocou o conforto do lar por um trabalho a milhares quilómetros de casa.
Foi contratada para participar em vários trabalhos de moda em Shangai, China, mas após um desfile a adolescente caiu para o lado, entrou em coma e acabou por morrer dois dias mais tarde.
Segundo noticiado pelo jornal britânico 'The Sun', este colapso é consequência de meses de grande tensão, provocadas pelas muitas horas de trabalho que, por sua vez, levaram a uma inflamação grave do cérebro que provocou a morte à jovem Vlada Dzyuba.A mãe da adolescente, Oksana, veio agora a público que a filha lhe terá telefonado a queixar-se de cansaço. "Ligou-me e disse 'Mamã, estou tão cansada'. Deveria ser o início de tudo isto, pois pouco depois a febre disparou. Tive de lhe suplicar que fosse a um hospital".
Vlada tencionava ficar apenas 3 meses na China. E apesar do seu contrato estipular apenas 3 horas diárias de trabalho, na verdade a realidade revelou-se bem diferente. Só que a jovem teve medo de reclamar os seus direitos para não prejudicar o sonho de carreira. Entretanto, também se ficou a saber que Vlada nem sequer dispunha de um seguro de saúde, tal como estava escrito em contrato.