Não há volta a dar. Reis Juan Carlos e Felipe VI em rutura total
O rei Felipe VI e o rei emérito Juan Carlos já não se cruzam. Os dois lados da família vivem distanciados.
O rei Felipe VI e o rei emérito Juan Carlos estão de relações cortadas e a situação aparenta ser irreversível. Quem o diz é a ‘Point de Vue’, que destaca a ausência do monarca espanhol da festa de Irene Urdangarin, em Genebra, no dia 16 de junho, para celebrar a conclusão do ensino secundário: "Uma em Genebra, outra em Madrid, as duas famílias de Espanha… irreconciliável" pode ler-se na capa.
A verdade é que Felipe VI e Letizia não quiseram marcar presença nesta data especial para a filha mais nova da infanta Cristina e de Iñaki Urdangarin, evitando assim cruzar-se com os reis eméritos Juan Carlos e Sofia, tendo ainda impedido as filhas, Leonor e Sofia, de fazer parte do evento.
Segundo a publicação francesa, esta decisão evidencia a vontade do soberano de se afastar em definitivo do seu pai e antecessor no trono, para representar uma "monarquia livre de críticas".
É ainda relevante referir, em relação à festa que decorreu em terras helvéticas, que também entre Juan Carlos e Iñaki Urdangarin subsiste um ambiente tenso, fruto da traição deste último à infanta Cristina, a quem tem feito ameaças e exigências para agilizar o acordo de divórcio.