O que se passa com Juan Carlos? Pai de Felipe VI revela saúde debilitada nas regatas de Sanxenxo e gera desconfiança
Rei emérito de Espanha pode estar a passar por tempos complicados. Pelo segundo dia consecutivo não embarcou na Galiza, mantendo-se discretamente em terra. Auxiliado por uma bengala, o seu estado de saúde geral preocupação.
Juan Carlos regressou recentemente pela segunda vez a Espanha desde o seu exílio em Abu Dhabi, fruto dos escândalos financeiros nos quais se viu envolvido. Contudo, a sua passagem pelo país natal não está a correr como se esperava.
O rei emérito espanhol esteve em Sanxenxo, por ocasião do torneio de regatas local, mas, este domingo, pelo segundo dia consecutivo, não subiu a bordo do barco no qual iria estar, tendo permanecido no interior do seu veículo, conta a ‘Europa Press’.
O motivo avançado para esta decisão do ex-monarca, de 85 anos, é a instabilidade meteorológica que tem assolado a localidade situada em Pontevedra, na Galiza. Porém, o pai de Felipe VI surpreendeu posteriormente ao fazer uma viagem de caráter pessoal para Vitoria, no País Basco.
Isto porque, de acordo com o ‘El Correo’, Juan Carlos tem na cidade da província de Álava o seu médico de confiança, ele que foi tratado pelo odontólogo Eduardo Anitua e pelo especialista em Traumatologia, Mikel Sánchez, nas últimas décadas.
Recorde-se que há vários anos que a saúde de Juan Carlos é objeto de escrutínio em Espanha, algo que obrigou inclusivamente o palácio real espanhol a intervir para refutar especulações de um alegado estado grave, em 2021.