Por onde andam 5 milhões de euros? Letizia e Felipe envolvidos em escândalo financeiro
Não é a primeira vez que a família real de Espanha se vê envolvida numa polémica por causa de dinheiro, mas só que ninguém estava à espera que isto viesse alguma vez a acontecer com os reis. Que grande bronca!
Só faltava mais isto para "compôr o ramalhete" da polémica em torno da família real espanhola: Letizia e Felipe VI estão envolvidos num escândalo financeiro. Desapareceram 5 milhões de euros e ninguém consegue dar contas do dinheiro. Mas vamos à história que vem pormenorizada no site 'Cotilleos'.
Tudo isto começa em 2009 com a morte do empresário Juan Ignacio Balada que deixou em testamento parte da sua fortuna ao então príncipe das Astúrias, para além dos reis eméritos e aos oito netos de Sofia e Juan Carlos. Havia, no entanto, uma condição: que metade dos seus bens se destinassem à criação de uma institução que trabalhasse em função da sociedade.
"Don Felipe teve muitas dúvidas se deveria aceitar a fortuna", afiançou Josep Pons Fraga, um amigo do empresário falecido em entrevista à 'Vanitatis'. Foi assim que os reis espanhóis criaram a Fundação Hesperia, uma instituição que se dedica à investigação de doenças raras e que ajuda jovens com deficiências várias a entrar no mundo do trabalho.
Agora os espanhóis querem saber o que fizeram os reis ao restante dinheiro da fortuna que lhe coube em herança, ou seja, cerca de 5 milhões de euros. Questionam-se porque razão não destinaram a totalidade do dinheiro em causas de solidariedade e de beneficiência. Os súbditos estão muito mal impressionados com Letizia e com Felipe que decidiram ficar com o dinheiro em proveito próprio.