Princesa Marta Luísa da Noruega quebra tradição para vender imagens do casamento e não faltam críticas: "Vergonhoso"
E esta? A princesa Marta Luísa fez um acordo para lucrar com as imagens do casamento e a decisão não está a passar despercebida.
A princesa Marta Luísa da Noruega vai casar com o xamã Durek Verrett no próximo fim de semana mas há uma nova polémica à volta da cerimónia.
Segundo a revista 'Lecturas', Marta Luísa decidiu vender o exclusivo dos direitos de imagens do casamento à revista Hello, o que está a causar uma crise da casa real com os meios de comunicação noruegueses.
A filha do rei Harald V justificou a decisão de afastar a maior parte da imprensa nacional e internacional, e de nem sequer ter convidados membros de famílias reais, com o facto de querer uma cerimónia privada, só com os amigos e familiares do casal.
"Os acontecimentos mais importantes foram documentados através dos principais meios de comunicação noruegueses, como o NTB e o NRK, em nome de toda a imprensa, que transmitiu as imagens às pessoas e a outras redações que as quisessem, incluindo as estrangeiras", diz um comunicado da associação de imprensa.
"Seria histórico se não tivéssemos acesso ao casamento. Estivemos presentes em todas as celebrações e aniversários da casa real desde que o rei Haakon chegou à Noruega em 1905", afirma ainda a nota.
A secretária da associação de editores norueguesa, Reidun Kjelling Nybo, criticou a decisão da princesa. "Marta Luísa e Durek Verrett explicam que se trata de um evento privado. Ao mesmo tempo, venderam os direitos do casamento e das festas a uma revista estrangeira. Afinal, não parece particularmente privado", afirmou. "Penso que é profundamente lamentável e vergonhoso que tenham optado por esta solução".
A casa real ainda não reagiu à polémica, e nem deverá fazê-lo por a princesa Marta Luísa ter deixado as funções reais. Mas o seu irmão, o príncipe herdeiro Haakon, comentou que a família queria "concentra-se no casamento". "Estamos ansiosos por ele", contou.