Rainha Camilla emociona-se ao recordar Isabel II: "Falta é intensamente sentida por todos nós"
A mulher do rei Carlos III fez um discurso sentido sobre as saudades que sente da sogra.
A rainha Camilla falou "na mais profunda dor" que está a sentir desde a morte de Isabel II.
No seu primeiro dicurso enquanto rainha consorte, Camilla falou numa competição da Commonwealth, instituição que a sogra ajudou a criar. "Não posso começar a discursar sem fazer uma homenagem à minha querida sogra, eterna majestade, que está hoje nos nossos pensamentos e cuja falta é intensamente sentida por todos nós", afirmou esta quinta-feira, 17 de novembro.
"Ela foi madrinha real da Royal Commonwealth Society desde 1952 e ao longo do seu reinado notável. A sua visão para melhorar as vidas e perspetivas dos cidadãos da Commonwealth permanece, como sabem, no coração dela", declarou.
Ao recordar um discurso da rainha Isabel I, Camilla falou sobre o carinho que a mãe de Carlos III tinha por aquela instituição. "Foi neste dia, a 17 de novembro, que a rainha Isabel I subiu ao trono em 1558. Ela disse sobre ela mesma que embora estivesse consciente do mérito dos monarcas que a antecederam, 'não haveria mais nenhum que seria mais amado'. Uma descrição que pode ser aplicada à rainha Isabel II e ao seu imenso amor pela Commonwealth", defendeu.
"Ao longo dos últimos meses, o meu marido e eu procuramos imenso conforto nas mensagens de condolência que recebemos, e continuamos a receber, de todos os cantos do mundo. Elas relembram-nos que uma palavra escrita tem o poder de curar, levantar e oferecer esperança, mesmo na mais profunda dor", refletiu.
Isabel II morreu há dois meses, aos 96 anos.