Saiba quem é o homem que construiu império de milhões a vender aspiradores e secadores de cabelo e que agora quer ir gozar a vida
James Dyson, de 78 anos, tem um património líquido avaliado em mais de 14 mil milhões de euros. Prepara, agora, a sua sucessão.James Dyson ficará para a história de ter inventado o primeiro aspirador sem saco. A partir daí construiu um império e é multimilionário com os seus produtos a serem os mais desejados do mundo, embora os preços não sejam os mais acessíveis. O empresário britânico, de 78 anos, prepara agora a sua sucessão.
O engenheiro britânico está a reformular aquela que é considerada uma das maiores fortunas do Reino Unido, simplificando o seu vasto império empresarial em três continentes, após novos líderes terem assumido o comando da sua 'holding' familiar.
A Weybourne, empresa de investimento da família Dyson, transferiu este ano fundos de pelo menos 624 milhões de libras (714 milhões de euros ao câmbio atual) de uma relevante entidade do Reino Unido para a sua 'holding' em Singapura, reduzindo o capital social da unidade britânica para uma libra (1,14 euros) de acordo com uma análise dos registos feita pela Bloomberg.
Um representante de James Dyson, de 78 anos - a pessoa mais rica da Grã-Bretanha, com um património líquido de cerca 16,5 mil milhões de dólares (14,4 mil milhões de euros), segundo o Bloomberg Billionaire Index - recusou comentar.As mudanças fazem provavelmente parte de um plano de sucessão plurianual, observou Martin Roll, estratega global de empresas familiares e consultor sénior da McKinsey & Co. Trata-se de um "planeamento a longo prazo", afirmou, em declarações à Bloomberg.