'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Luto

Morreu o milionário Claude Berda, o homem que comprou a Herdade da Comporta com Paula Amorim e com quem a empresária acabou em tribunal

Francês, que obteve cidadania portuguesa em 2021, investiu mais de 1,3 mil milhões de euros no nosso país em projetos em Lisboa, mas sobretudo na Comporta, primeiro ao lado de Paula Amorim e depois a solo. Morreu aos 78 anos, deixando o seu império milionário nas mãos do filho, Alexandre.
Por Rute Lourenço | 20 de dezembro de 2025 às 10:43
Paula Amorim e Claude Berda
Paula Amorim e Claude Berda

Em 2019, Paula Amorim e Claude Berda, da Vanguard Properties, rubricavam um negócio histórico, que mudaria de mãos a titularidade dos ativos turísticos da Herdade da Comporta, que compravam, então, à Gefismo por 157,5 milhões de euros. Era o fim do poderio da família Espírito Santo, que durante anos se orgulhava de ser como que dona daquele espaço privilegiado no Alentejo, que a partir daí sofreria grandes alterações nas suas dinâmicas, com novos projetos a nascer.

Paula Amorim assina escritura da Herdade da Comporta
Paula Amorim assina escritura da Herdade da Comporta

Claude Berda, o francês que adquiriu a Herdade da Comporta com Paula Amorim, fundador da promotora de imobiliário de luxo Vanguard, faleceu na última sexta-feira, dia 19 de dezembro, aos 78 anos. 

"Claude Berda deixou um legado de integridade, compromisso e responsabilidade para com o futuro, que nos cumpre preservar", poder ler-se num comunicado divulgado pela Vanguard Properties, onde se garante que a empresa "continuará esse caminho, assegurando a continuidade do seu projeto", agora na gestão do seu filho, Alexandre Berda.

Claude Berda
Claude Berda

Em Portugal, a Vanguard de Claude Berda assinou projetos como a 'Infinity Tower', em Lisboa, ou até mesmo o luxuoso prédio na Rua Castilho, onde Cristiano Ronaldo compraria o apartamento que é o seu 'quartel' na capital.

Na Comporta, desenvolveu o empreendimento de luxo 'Terras da Comporta', enquanto Paula fixou o seu JNcQUOI. No entanto, em 2020, notícias davam conta de problemas no paraíso entre os dois sócios, que não se entendiam em relação à administração das partes comuns do loteamento onde a empresária estava a erguer o seu projeto.

Terras da Comporta
Terras da Comporta

"A ação intentada pela Amorim Luxury tem por objeto única e exclusivamente questões relacionadas com a administração das partes comuns do Loteamento do NDTC [Núcleo de Desenvolvimento Turístico do Carvalhal], nada tendo a ver com os projetos individuais da Amorim Luxury e da Vanguard, nem com os que estão a ser desenvolvidos em conjunto pelas mesmas", ressalvava, na altura, uma fonte da Amorim Luxury ao Jornal de Negócios. O grupo acrescentava que a "forte relação de parceria" com a Vaguard não seria afetada. No entanto, em 2022 a Vanguard Properties e a Amorim Luxury, que formaram um consórcio para, em 2019, comprar os ativos turísticos da Herdade da Comporta, assinaram um acordo de separação dos projetos em comum, seguindo caminhos separados.

Infinity Tower
Infinity Tower

No entanto, em 2025 acabariam por se unir em tribunal numa ação conjunta movida contra o condomínio 'Casas da Encosta', depois de este ter bloqueado ilegalmente um acesso público.  O Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal deu razão às empresas e ordenou a reabertura da estrada.

Claude Berda
Claude Berda

Claude Berda, recorde-se, iniciou os investimentos em Portugal no ano de 2016, em parceria com o empresário José Cardoso Botelho, tendo investido desde então mais de 1,3 mil milhões de euros. Apaixonou-se por Portugal que considerava uma "nova casa" e em 2021 obteve mesmo cidadania portuguesa. “É com enorme alegria que vejo este meu sonho de ser português realizado”, afirmava. 

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável