Susto com desmaio marca nova viagem dos reis de Espanha, com significado especial para a princesa Leonor
Felipe VI, Letizia e Leonor deslocaram-se a Olite e Tudela, num marco emocionante para a herdeira ao trono espanholOs reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, e a princesa Leonor, continuaram, neste sábado, a sua viagem por Navarra, iniciada no dia anterior, numa deslocação com significado especial, já que foi a primeira da princesa herdeira ao trono enquanto princesa de Viana.
Na manhã, em Olite, a família real foi saudada por uma multidão à entrada do Palácio Real desta localidade, monumento com uma relação com este momento da princesa, já que foi erguido pelo rei Carlos III de Espanha, o mesmo que fundou o título que agora detém. De seguida, foi altura de passear pelo interior deste castelo com Leonor a aventurar-se numa experiência de realidade virtual sobre a arquitetura do local.
Mais tarde, perto da uma da tarde em hora local, a família real chegou a Tudela, a segunda paragem deste itinerário, onde foram novamente recebidos de forma calorosa na câmara municipal, num momento que ficou marcado por um susto: perto de um dos acessos, uma mulher sentiu-se mal e desmaiou. Relata o ‘Diario de Navarra’ que Felipe, Letizia e Leonor travaram a sua marcha e exibiram preocupação pelo estado de saúde desta transeunte, que foi depois transportada de ambulância.
Após este sobressalto, os monarcas e a princesa seguiram para o Palácio do Marquês de San Adrián. Houve ainda tempo para um encontro do trio com um grupo de jovens de várias proveniências, desde académicos até agricultores, alguns dos quais inclusive já haviam recebido os Prémios Princesa de Girona que, como se sabe, são presididos pela própria princesa.
No fim, os reis deixaram uma dedicatória no livro de honra de Tudela, onde, segundo a ‘Hola’, se podia ler: "É uma visita que nos deixa especialmente felizes por ser a primeira em que a princesa filha, a nossa filha e herdeira, visita Navarra como princesa de Viana. Obrigado pela vossa receção, nesta ocasião tão simbólica e emotiva.”
Também Leonor deixou uma mensagem para coroar esta deslocação que para si teve um significado especial: “Termino aqui em Tudela a minha primeira visita oficial à Comunidade Foral de Navarra. Há seis séculos o rei Carlos III, o Nobre, criou o título que hoje me liga a este local e, ainda que a minha passagem tenha sido breve, estes dias serviram para sentir que a minha união e compromisso com esta comunidade são ainda mais firmes. Espero regressar brevemente e continuar a conhecer este povo empreendedor e comprometido que é um orgulho para Espanha.”