Todos odeiam Felipe VI: o rei "incapaz"
Pilar Eyre, jornalista e especialista em assuntos da realeza, põe a nu as guerras que existem dentro do palácio da Zarzuela e como os Borbón estão cada vez mais desavindos. Por culpa de Felipe, diz ela.
Felipe VI mostra-se incapaz de resolver os muitos problemas que "corroem" a paz e harmonia familiar dos Borbón. Ele não terá coragem para pôr em ordem nos pais, nas irmãos e nos sobrinhos. Pilar Eyre, uma conhecida jornalista catalã e especialistas em assuntos da realeza, explica tudo no aenblog da revista 'Lecturas': 'Son 10 contra 4'.
Diz Eyre que a prova de que a família real de Espanha está "rota" ficou evidente no funeral de Constantino da Grécia, onde os Borbón se reuniram em peso, à excepção das duas filhas de Felipe e Letizia, a princesa Leonor e a infanta Sofia. "Rota, definitivamente rota, a Família Real está partida em duas. Os 10 [Juan Carlos, Sofia, a infanta Elena, Froilán, Victoria Federica, a infanta Cristina e Juan, Pablo, Miguel e Irene Urdangarin" estão desatados. Cansaram-se de mendigar atenção e que Felipe e Letizia lhes respondam com indiferença e despreço. É uma guerra de quatro [Felipe, Letizia, Leonor e Sofia] contra 10", explica a jornalista.
Mas a especialista em assuntos reais não se fica por aqui: "As infantas Elena e Cristina foram a Atenas sem avisar o palácio da Zarzuela, como faz parte da cortesia real. Lá não se preocuparam nem em fingir uma relação amistosa com o irmão e com a cunhada. Próximas entre elas e frias com os reis de Espanha".
Entretanto, Pilar Eyre não deixa escapar o sentimento de Juan Carlos para com a mulher e para com o filho: não os suporta! O rei emérito mostrou-se mal-humorado e não dedicou nem um gesto de ternura a Sofia, irmã do falecido Constantino da Grécia.
Diz ainda que Juan Carlos respondeu com indiferença ao abraço pouco caloroso que o filho lhe foi obrigado a dar. Felipe terá, segundo a jornalista, saudado o pai como saudou a rainha que estava a seu lado, Noor de Jordania. Eyre não acredita em "reconciliações" entre os Borbón. Longe disso!
Cristina e Elena, por sua vez, não disfarçaram como se sentem desapontadas com o irmão que não as tem apoiado em nada. Pelo contrário, tem até ajudado a cavar um fosso ainda maior entre eles. Consideram-no um fraco e um incapaz, diz Pilar Eyre.