Traições e vidas secretas. Saiba quem são os filhos 'ilegítimos' dos monarcas da Europa
Os palácios luxuosos escondem segredos destes monarcas que destruíram outras vidas.
A decisão de um tribunal belga de obrigar o ex-rei Alberto II a reconhecer a paternidade da artista plástica Delphine Boel em janeiro trouxe à tona polémicas de outras casas reais europeias, com histórias de traições e segredos que deram frutos: os filhos ilegítimos da realeza.
É o caso de Simon Dorante-Day, que alega ser filho do príncipe Carlos e de Camilla Parker-Bowles, nascido na altura do namoro dos dois. Simon foi adotado por Karen de David Day aos 18 meses, tendo sido levado para a Austrália na mesma altura. Os seus avós, Winifred e Ernest, trabalharam para a rainha Isabel II como cozinheira e jardineiro. O homem hoje com 53 anos de idade já fez três pedidos em tribunal para que o caso fosse analisado, sem sucesso.
A belga Ingrid Sartiau afirma ser filha do rei emérito espanhol, Juan Carlos, e tem fotos no Facebook tentando mostrar a semelhança que tem com o pai de Filipe VI. Ingrid não consegue submeter Juan Carlos a um teste de parternidade, por ele estar protegido constitucionalmente em Espanhol. O mais próximo que esteve de provar ser filha do antigo rei foi quando encontrou outro homem, Albert Solà Jimenez, que alega também ser filho de Juan Carlos. Os dois fizeram um teste de ADN que dá 91% de probabilidade de serem filhos do mesmo pai.
No Mónaco deu-se o contrário. O príncipe Alberto II foi confrontado com um dos seus segredos em 2005, quando a assistente de bordo Nicole Coste deu uma entrevista revelando ter um filho de 2 anos com o herdeiro do trono. Nicole mostrou fotografias nunca antes vistas de Alberto com Alexandre em visitas privadas e dois meses depois o príncipe reconheceu a paternidade do rapaz, hoje com 17 anos.
Em maio de 2006, Alberto II foi submetido a um novo exame de ADN, agora para provar ser pai de Jazmin Grace, nascida em 1992 depois de um 'affair' do príncipe com a empregada de mesa Tamara. Hoje Jazmin e Alberto têm uma de forte proximidade.