Um dia muito especial! A primeira visita do príncipe Eduardo a Edimburgo ficou marcada pela emoção
O agora duque de Edimburgo comoveu-se quando chamou a esposa de duquesa de Edimburgo pela primeira vez.
Após ter recebido o título de duque de Edimburgo, na passada sexta-feira, dia 10 de março, o príncipe Eduardo fez a primeira visita oficial a Edimburgo, acompanhado pela esposa Sofia, agora duquesa de Edimburgo.
O casal real visitou a Câmara Municipal da Cidade para reconhecer o trabalho de Edimburgo no apoio aos refugiados ucranianos, e para agradecer a todos os voluntários que os apoiam em toda a capital.
Quando falou perante a multidão presente a emoção do filho de Isabel II foi evidente. "Muito obrigado por nos receberem em Edimburgo hoje, num dia muito especial e um pouco avassalador para mim e para a minha esposa, agora duquesa", disse o tio de William e Harry falhando a voz quando apresentou a esposa pela primeira vez como duquesa, dada a emoção que estava a sentir, segundo o 'Daily Mail'. Os presentes riram-se e aplaudiram o sentimento tão sincero do príncipe Eduardo.
Casada com o duque de Edimburgo há 24 anos, esta ascensão é também uma homenagem para Sofia que adorava e era adorada pela sogra Isabel II, a quem chamava carinhosamente de mãe.
A relação de Sofia com Isabel II era muito próxima. Aliás, a media britânica garante que a duquesa de Edimburgo era o membro da família real britânica que a falecida rainha mais gostava e a sua maior confidente.
Durante a visita à capital da Escócia, os novos duques de Edimburgo conheceram ainda uma menina ucraniana de 10 anos, Marianna Melnyk, que ofereceu um buquê de flores amarelas e azuis, as cores da bandeira da Ucrânia, a Sofia que escolheu também um vestido azul para o dia.