
Com a subida ao trono de Carlos III, depois da morte da mãe, a rainha Isabel II, todos os olhares se centram no novo monarca do Reino Unido. E nos últimos dias saltou à vista de muitos que o novo rei tem aparentemente os dedos das mãos inchados e muito vermelhos. O que se passa com a saúde de Carlos, que subiu ao trono aos 73 anos?
A resposta não é oficial, até porque o palácio nada disse sobre esta dúvida que muitos lançaram nas redes sociais, mas um médico citado pelo 'Daily Star' dá conta do que se pode passar com o monarca, que há largos anos surge com os dedos das mãos inchados e vermelhos.
Este médico citado pelo jornal inglês diz que estes "dedos salsicha", como foram apelidados em 2012, depois de Carlos ter viajado para a Austrália, podem ser o reflexo de retenção de líquidos ou simplesmente ser da idade já avançada.
"Edema é uma condição em que o corpo começa a reter líquidos nos membros, normalmente nas pernas e nos tornozelos mas também nos dedos, o que causa inchaço", diz o médico Gareth Nye, citado pelo 'Daily Star'. "Para se perceber se esta é a causa, devemos pressionar na área inchada durante cerca de 15 minutos", acrescenta.
O especialista diz que as mulheres são mais propensas a edemas por causa do seu sistema hormonal, mas diz que os mais velhos também podem sofrer desta maleita se estiveram sentados durante longos períodos.
Os dedos inchados também pode ser sinal de artrite. "A artrite é uma doença comum a quem tem mais de 60 anos. Atinge normalmente três áreas na mão: a articulação do polegar ou outras articulações dos dedos", explica o médico. "Os dedos normalmente ficam rígidos, doridos e inchados, apesar da medicação poder ajudar, o inchado pode permanecer", explica.
Mas Carlos III pode sofrer de outro problema que não os acima descritos. Pode ser fruto de uma dieta com muito sal ou devido a medicamentos para a tensão arterial alta.