
A rainha emérita de Espanha não sabe mais para que lado se virar. Embora viva num palácio, seja rainha e tenha dinheiro, os problemas acumulam-se e a mãe de Felipe VI sofre com tantas dificuldades que lhe têm amargurado os seus últimos anos.
É a doença da irmã, a princesa Irene da Grécia; são os problemas conjugais entre o filho e a nora, a rainha Letizia; são as sistemáticas rebeldias dos netos; são os conflitos entre os seus três filhos, Elena, Cristina e Felipe; foi o divórcio recente da sua filha do meio, a infanta Cristina; é a tensão permanente que existe entre si e Letizia; e, a piorar ainda mais a situação, os escândalos protagonizados pelo marido, o rei Juan Carlos.
Ainda a semana passada, Sofia teve de passar por mais uma humilhação pública com a publicação das fotografias de um beijo escaldante do seu marido com uma antiga amante, a ex-vedeta televisiva Bárbara Rey. De facto, são muitas coisas às costas da rainha emérita.
Talvez por isso, Sofia mostra-se cada vez mais implacável com quem trabalha diretamente consigo. A emérita não perdoa qualquer deslize dos seus funcionários. O mais recente raspenete teve a ver como a forma como a roupa foi dobrada. Uma coisa tão banal que terá provocado um verdadeiro "terramoto" no palácio.
A rainha tem mostrado a sua faceta mais irascível. Demasiado exigente, a mãe de Felipe VI não dá descanso aos funcionários da Zarzuela. Fontes próximas do palácio garantem que Sofia não tolera erros no serviço.