Dois beijos? Nem pensar! Letizia proíbe aproximações e manifestações de afeto… até com as filhas
Tem uma postura fria que, por si só, tem um efeito altamente intimidatório, pois a rainha quer distância e faz de tudo para evitar qualquer gesto de carinho.
As primeiras imagens das férias dos reis de Espanha em Maiorca
O retrato que lhe é repetidamente traçado não é muito favorecedor a Letizia. Dela diz-se que é uma mulher ambiciosa, fria, calculista, vingativa, teimosa e muito controladora. De facto, desde que casou com Felipe que a antiga jornalista da TVE adotou uma postura distante e com traços de insensibilidade e um tanto empedernida.
Sabe-se, por exemplo, que a rainha de Espanha evita a todo o custo qualquer aproximação e faz de tudo para manter o protocolo em relação aos cumprimentos. Proibe, por isso, qualquer demonstração mais afetuosa como é o caso dos "dois beijinhos". Mesmo antes de alguém tentar chegar ao seu rosto, já Letizia esticou a mão para um formal "passou-bem".
A mulher de Felipe VI não gosta que lhe toquem, nem muito menos de beijos. Quem o diz é Pilar Eyre, jornalista e cronista real: "Letizia não é carinhosa nem é muito de tocar. As suas próprias filhas dizem-no, que nem sequer as beija em público", diz a escritora catalã.
De facto, é raro ver a rainha ter gestos de carinho com Leonor ou Sofia. Falamos, claro, em público, pois na intimidade familiar não se sabe se é ou não afetuosa. O único abraço efusivo que se viu, e foi recentemente, foi quando a princesa Leonor ingressou na Academia Militar de Zaragoza.