
Carlos III encontra-se em visita oficial na Austrália acompanhado da mulher, Camilla, e protagonizou um momento embaraçoso esta segunda-feira, durante uma ida ao parlamento australiano, em Camberra.
No final do discurso do rei, Lidia Thorpe, senadora independente e defensora dos direitos dos povos indígenas australianos, vaiou e gritou várias palavras de revolta contra Carlos III.
"Você não é o nosso rei", começou por dizer, acrescentando: "Este não é o seu país".
BREAKING:
The end of King Charles speech has been interrupted by a protest from an indigenous campaigner.
Senator Lidia Thorpe shouted at the stage "you are not our King", "this is not your land".
She demanded the King apologise for British atrocities in Australia pic.twitter.com/ZytV8X9OC9
"Você não é soberano. Você cometeu genocídio contra o nosso povo. Devolva-nos a nossa terra. Dê-nos o que roubou de nós – os nossos ossos, os nossos crânios, os nossos bebés, o nosso povo (...) Você é um genocida", gritou ainda.
Thorpe defende a criação de uma república através de um tratado assinado com os povos das Primeiras Nações da Austrália.
Esta é a primeira visita de Carlos III à Austrália desde que foi coroado rei e tem sido acompanhada de vários protestos de indígenas e antimonárquicos.
Recorde-se que a Austrália faz parte da Commonwealth; tornou-se uma nação independente em 1901, mas mantém-se uma monarquia constitucional. Contudo, o papel de Carlos III é meramente simbólico.