
Letizia nunca foi bem recebida pela família real de Espanha. E quando falamos de família real falamos de Juan Carlos e da rainha Sofia (os seus sogros) e das infanta Elena e Cristina (as duas cunhadas). Houve preconceito em relação à mulher que Felipe escolheu para casar. Terá sido humilhada e ofendida. Por tudo isto, a atual rainha espanhola não perdoou aos Borbón. Vem desses tempos a raiva que ganhou à família do marido. A vingança tardou, mas não falhou.
Ao longo dos últimos anos conseguiu afastar - praticamente - toda a família de Felipe VI. Mas, para ser completamente bem sucedida, falta-lhe ainda afastar Sofia, a rainha emérita. Ao que parece, a sogra é um "osso mais duro de roer" para Letizia, especialmente pelo amor que o rei tem à mãe. É ele que tudo tem feito para manter Sofia por perto, na Zarzuela.
Só que a ex-jornalista está decidida a "correr" com ela do palácio. Começou por lhe reduzir drasticamente a agenda oficial. Depois, pediu ao marido que "reformasse" a mãe, considerando a idade avançada da grega e dizendo-lhe que o melhor para ela é que descanse o mais possível. Felipe acedeu e acabou por falar com a emérita explicando-lhe o seu (que é muito mais de Letizia do que seu) ponto de vista.
Conseguido mais este passo, a rainha arquiteta agora a forma de fazer com que a sogra mude de residência e, se possível, de cidade. Quer vê-la o mais longe possível e já terá afiançado junto de círculos mais restritos que só descansará quando se vir livre da mãe do marido.