
Louise Mountbatten-Windsor, conhecida como Lady Louise, filha mais velha de Sophie Rhys-Jones e do príncipe Eduardo, os recentes duques de Edimburgo, era a neta preferida da rainha Isabel II. A jovem, que celebrou ontem, dia 8 de novembro, o seu 20º aniversário, continua a sofrer com a ausência da avó, a quem era muito chegada.
Não se sabe se esta cumplicidade com a avó advém dos problemas que rodearam o seu nascimento. Louise, foi uma bebé muito desejada pelos pais, mas o seu nascimento acabou por traumatizar a mãe, Sophie viveu uma séria complicação de saúde quando estava no oitavo mês de gravidez.
A duquesa de Edimburgo não esquece aquele dia em que sentiu fortes dores abdominais e teve que ser internada com urgência no Hospital Frimley Park. A hemorragia abundante obrigou a uma intervenção cirúrgica de emergência que acabou por salvar a mãe e a bebé. Esta foi uma experiência muito traumatizante para a mulher do príncipe Eduardo, o filho mais novo de Isabel II.
O nascimento prematuro obrigou a bebé a ficar nos cuidados intensivos e a mãe só a conseguiu ver seis dias após o parto. Sofrendo de problemas de visão devido à prematuridade, Lady Louise foi submetida a uma cirurgia ocular logo após o nascimento tal como voltou a acontecer aos 10 anos de idade.